Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Site do Ministério da Cultura sofre tentativa de ataque
Sites do governo sofrem ataques de hackers há 3 dias. Ministério detectou sobrecarga de acesso causada por apenas um IP.
Site do Ministério da Cultura sofre tentativa de ataque
Foto: g1

O site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) sofreu uma tentativa de ataque na manhã desta sexta-feira (24), de acordo com a assessoria de imprensa da pasta. Há três dias, sites do governo sofrem ataques de hackers. Na madrugada desta sexta, o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi invadido.

Entre 7h e 8h, o G1 acessou o portal por diversas vezes e, em pelo menos 5 vezes neste período, apareceu a mensagem "Error establishing a database connection".

O G1 questionou o ministério sobre o fato, e a assessoria informou que, no horário mencionado, foi detectada uma sobrecarga de acesso causada por apenas um número IP, ou seja, um único endereço de rede. "A ameaça foi detectada e logo neutralizada", disse a assessoria.

Por meio da assessoria de imprensa, o coordenador de infraestrutura tecnológica do MinC, Hugo Gois Cordeiro, informou que o número do IP era do Brasil e que tudo indica que hackers tenham tentado derrubar o sistema do ministério. De acordo com a pasta, não houve nenhum dano.

A instabilidade no site do Ministério da Cultura ocorreu após invasão ao site do IBGE durante a madrugada. No topo da página na internet, estava escrito "IBGE Hackeado - Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vinha logo abaixo.

O grupo nega relação com os grupos LulzSec ou Anonymous. O primeiro é apontado como o responsável pelos ataques que derrubaram sites do governo na madrugada de quarta-feira (22). Foi o maior ataque sofrido pelo governo, com mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo, segundo o Serpro. O órgão informou que o ataque, naquela ocasião, partiu de servidores localizados na Itália.

Ministério do Esporte
O site do Ministério do Esporte ficou fora do ar na manhã desta sexta, mas por volta das 9h estava normalizado. A assessoria de imprensa da pasta havia informado na quinta que tiraria o site do ar para que seja feita uma varredura. Segundo a assessoria, o procedimento é padrão para o trabalho de rastreamento. Um laudo técnico pode ser divulgado nesta sexta.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir