Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2011

Telas de proteção dos bondes de Santa Teresa serão recuperadas
Vão do bonde de Santa Teresa
Telas de proteção dos bondes de Santa Teresa serão recuperadas
Fotos de Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo e Henrique Porto

Começa na próxima semana a segunda etapa das obras de reforma dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto inclui a recuperação das telas de proteção das linhas dos bondes.

Na tarde de sexta-feira (25), o serviço foi interrompido após um acidente com um turista francês. Charles Damien Pierson, de 24 anos, morreu depois de passar por um vão na tela de proteção do meio de transporte e despencar de uma altura de mais de 15 metros do alto dos arcos. Ele teria se desequibilibrado ao tentar tirar uma foto e morreu na hora, com o impacto da queda.

De acordo com o consulado da França no Rio, que acompanha o caso, a família do turista já foi avisada do acidente, mas ainda não se sabe quando o corpo de Charles, que está no Instituto Médico Legal, será levado de volta para o país.

Os bondes de Santa Teresa só voltaram a voltaram a circular às 7h deste sábado (25), segundo informou a Secretaria estadual de Transportes.

Polícia investiga conservação
O delegado adjunto da 5ª DP (Mem de Sá), Leonardo Salgado, afirmou que a polícia vai investigar como funciona o transporte de passageiros e as condições em que se encontra o sistema de bondes do bairro. "Existe ainda a questão da tela de proteção, que nos parece estar em mau estado de conservação", destacou, sobre o alambrado que acompanha o trajeto do veículo sobre os Arcos da Lapa.

"Todas as testemunhas que ouvimos dizem que é comum as pessoas andarem em pé no bondinho. Vamos apurar se isso é permitido de fato. Se isso não proceder, se for proibido ficar viajar em pé no bonde, onde ele estava, queremos saber por que não há fiscalização". Ele ainda completou: "Vamos apurar as responsabilidades. E, dependendo do rumo das investigações, o caso pode evoluir para um homicídio culposo".

"Limite permitido"
Em nota, a Secretaria estadual de Transportes confirmou o acidente e informou que "o bonde deixou a estação Carioca com 40 pessoas embarcadas, limite máximo permitido, e sem passageiros no estribo."

Segundo o delegado, três testemunhas prestaram depoimento, incluindo o condutor do bonde e a jovem alemã que acompanhava o turista francês no passeio. Segundo ela, o francês estava de férias no Rio com um grupo de amigos, e os dois estavam hospedados no mesmo albergue, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. Segundo os policiais, ela estava muito nervosa e chorava bastante durante o depoimento. Na saída da delegacia, a turista não quis falar com a imprensa.

Ainda de acordo com o delegado, foram encontrados com a vítima uma quantia em dinheiro, a cópia do passaporte e um mapa da cidade do Rio.

Professoras relatam imprudência
Duas professoras que estavam no bonde e testemunharam o acidente contaram que o turista teria sido imprudente ao ficar em um local inadequado para viajar. "Estou muito acostumada a andar de bonde, inclusive em pé. Há um lugar próprio para andar em pé no bonde e não é no estribo, onde o francês estava. Tentamos fazer com que ele saísse de lá, mas ele não quis", afirmou Ângela Marina Mendes, que é moradora de Santa Teresa.

Venine Lúcia Mendes também afirma que tentou alertar o francês sobre o perigo. "Me sinto segura andando em pé no bonde. Tentamos alertá-lo, mas ele não quis escutar, se negou a sair do local proibido onde estava", completou a outra professora.

Angela Marina acrescentou ainda que no momento em que o francês caiu, ele estava virado para o lado de dentro do bonde, tentando tirar uma foto de uma turista alemã que o acompanhava. "Me pareceu que o pé dele ficou preso em algum lugar e ele caiu de costas lá do alto", contou.

Telas de proteção dos bondes de Santa Teresa serão recuperadas
Reforma será feita pelo Iphan, a partir da próxima semana.
Na sexta (25), turista francês morreu depois de despencar do alto dos arcos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir