Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-06-2011

Dilma cumprimenta José Graziano por vitória nas eleições da FAO
Graziano durante conferência da FAO neste domingo (26)
Dilma cumprimenta José Graziano por vitória nas eleições da FAO
Foto: AP

A presidente da República, Dilma Rousseff, cumprimentou neste domingo (26) José Graziano, candidato brasileiro que foi eleito novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês).

Com o apoio de 92 países, Graziano ficou apenas quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, na segunda e decisiva ronda do pleito, que aconteceu em Roma (Itália).

Agrônomo, professor e escritor, Graziano ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome enquanto a pasta existiu, entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Também coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação.

"Com enorme satisfação recebo a decisão dos países membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de escolher o candidato brasileiro, José Graziano da Silva, para o posto de Diretor-Geral da entidade, nas eleições que tiveram lugar em Roma no dia de hoje", disse a presidente Dilma, por meio de nota à imprensa.

"Reconhecimento do compromisso no combate à fome"
Segundo avaliação da presidente, a contribuição de Graziano na formulação da "bem-sucedida estratégia governamental" de assegurar o direito dos povos à alimentação, aliada às "sólidas credenciais acadêmicas" e ao "profundo conhecimento" da FAO, conferem a ele "qualificações essenciais" para o cargo que ocupará nos próximos quatro anos.

"A vitória do candidato brasileiro reflete, igualmente, o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso País - que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros -, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. Um objetivo possível de ser alcançado com o fortalecimento do multilateralismo e com o aprofundamento da solidariedade e da cooperação entre as nações e os povos", acrescentou a presidente da República.

Dilma Rousseff também disse que o novo diretor-geral da FAO poderá contar com o "apoio firme do governo brasileiro".

Ministro da Agricultura, Wagner Rossi
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que acompanhou a votação em Roma, também avaliou que a escolha de Graziano é um reconhecimento ao trabalho do governo brasileiro.

"Nos últimos anos, o país experimentou uma situação de conforto e bem-estar social como poucas nações do mundo viveram. Mais de 28 milhões de pessoas deixaram a pobreza", observou ele. "Isso, no momento em que muitas nações sofreram enormemente com os impactos da crise financeira e econômica mundial", acrescentou ele.

De acordo com Wagner Rossi, o candidato brasileiro tem credenciais que o levarão a fazer um "trabalho extraordinário" à frente da FAO. "O professor Graziano tem o respeito da comunidade internacional e vai cumprir o seu dever como um grande humanista que é, preocupado com os problemas sociais e a fome. Ele vai desempenhar um papel decisivo para ajudar aos povos mais necessitados", disse ele, por meio de sua assessoria de imprensa.

Dilma cumprimenta José Graziano por vitória nas eleições da FAO
Vitória reflete compromisso de inserir combate à fome na agenda, diz ela.
"Mais de 28 milhões de pessoas deixaram pobreza", observa ministro Rossi.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir