Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-06-2011

CMN decide pela manutenção da meta de inflação em 4,5% para 2013
Essa é a mesma meta estabelecida desde o ano de 2005. Decisão ja esperada pelo mercado.
CMN decide pela manutenção da meta de inflação em 4,5% para 2013
Foto: www.cidadeverde.com

Em decisão unânime, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reuniu nesta quinta-feira (30) e decidiu fixar a meta central de inflação em 4,5% para 2013, informou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.

Essa é a mesma meta adotada pelo governo desde 2005. Também foi mantido, pelo CMN, em dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, o intervalo de tolerância da meta central para 2012.

Isso quer dizer que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência no sistema de metas de inflação do governo federal, pode ficar entre 2,5% e 6,5% naquele ano sem que a meta seja formalmente descumprida.

Explicação do governo
"A meta é para garantir o conttrole inflacionário e dar a flexibilidade necessária para a política monetária [definição dos juros], dada a capacidade produtiva da economia e o cenário internacional ainda incerto. Há um menor otimismo quanto a recuperação internacional. A determinação do governo é em duas grandes direções: manter a inflação controlada, preferencialmente dentro do centro da banda, e enveredar esforços de menores inflações no futuro", declarou Márcio Holland, do Ministério da Fazenda.


Fonte: www.cidadeverde.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir