Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2011

arlamento vota detalhes do pacote e governo investiga violência nos protestos
Parlamentares aplaudem o discurso de Antonis Samaras (à direita), líder da opoisção, na sessão desta quinta-feira.
arlamento vota detalhes do pacote e governo investiga violência nos protestos
Foto: AFP, Louisa Gouliamaki

ATENAS, Grécia — O Parlamento grego vota nesta quinta-feira os detalhes e prazos do pacote de ajuste aprovado para receber os fundos que permitirão evitar a falência do país, enquanto o governo investiga a responsabilidade da polícia nos atos de violência registrados na véspera.

A nova votação está prevista para o meio da tarde.

Ao mesmo tempo, governo grego ordenou uma investigação dos violentos confrontos, sobretudo da atuação policial, nos protestos de quarta-feira em Atenas contra o plano de ajuste e que deixaram mais de 100 feridos.

A investigação foi ordenada pelo ministro de Proteção do Cidadão, Christos Papoutsis, após a divulgação de vídeos que mostram a ação de pessoas encapuzadas contra manifestantes violentos.

"Papoutsis ordenou ao chefe da polícia uma investigação minuciosa para esclarecer o caso das imagens exibidas pelo canal de televisão privado Alter na quarta-feira à noite", afirma um comunicado ministerial.

Centenas de manifestantes violentos e de policiais se enfrentaram na quarta-feira durante horas em uma verdadeira batalha campal.

As fachadas de quatro agências bancárias e a do Correio Central perto da Praça Syntagma (sede do Parlamento) sofreram graves danos.

O Parlamento grego aprovou na quarta-feira o programa de ajuste exigido pelos credores internacionais do país à beira da falência, mas repudiado por grandes manifestações.

No total, 155 deputados dos 298 presentes votaram a favor do plano.

O projeto prevê cortes de 28,4 bilhões de euros (40 bilhões de dólares) no período 2012-2015 e arrecação de 50 bilhões de euros com privatizações.

A aprovação era uma condição indispensável para que a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberassem uma parcela de 12 bilhões de euros que permitirão à Grécia evitar a bancarrota ao ter que cumprir com seus próximos vencimentos em meados de julho.

O empréstimo deve ser liberado por ministros das Finanças da zona do euro em sua próxima reunião, no domingo.

O montante corresponde a uma parte do resgate de 110 bilhões aprovados em maio do ano passado, mas que não conseguiu acalmar a pressão dos mercados. A dívida pública grega totaliza 350 bilhões de euros, equivalentes a 150% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Em torno de 1.000 jovens lançaram projéteis contra a polícia, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo na praça Syntagma, em frente ao Parlamento em Atenas, atingindo alguns prédios dos arredores.

Forças de segurança levaram os manifestantes para mais longe do Parlamento, mas uma fogueira foi acesa em frente ao Ministério das Finanças em um dos lados da praça, em meio a novos confrontos. Bombeiros disseram que não poderiam conter o fogo por conta da violência.

Parlamento vota detalhes do pacote e governo investiga violência nos protestos

Parlamentares aplaudem o discurso de Antonis Samaras (à direita), líder da opoisção, na sessão desta quinta-feira.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir