Categoria Economia  Noticia Atualizada em 01-07-2011

Produção industrial aumenta 1,3% em maio, mostra IBGE
Em abril, atividade fabril havia caído 2,1%. Indústria de alimentos registrou a maior alta entre as atividades analisadas.
Produção industrial aumenta 1,3% em maio, mostra IBGE
Foto: g1

A produção industrial brasileira cresceu 1,3% em maio, na comparação com o mês anterior, quando fora registrada queda de 2,1%, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, foi verificada alta de 2,7%. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 4,5% e, no ano, de 1,8%. Segundo o IBGE, em maio, o índice atingiu o patamar mais elevado de produção de toda a série histórica, que teve início em 1991.

"No mês de maio, o índice geral da produção industrial atinge o patamar mais elevado da série histórica [desde 1991]. Esse recorde praticamente repete o patamar do mês de março, após uma queda em abril", disse André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

De acordo com o gerente, a leitura dos últimos três meses é de estabilidade. "O crescimento permanece num patamar positivo, mas há, de fato, uma redução desse ritmo", disse.

O aumento da produtividade foi registrado em 19 dos 27 tipos de atividade pesquisados pelo IBGE, com as maiores influências partindo de alimentos (3,9%), produtos de metal (12,8%), veículos automotores (3,5%), máquinas e equipamentos (4,8%), refino de petróleo e produção de álcool (4,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,4%).

Na contramão, houve diminuição da produção na indústria farmacêutica (-12,1%), seguida por metalurgia básica (-1,9%), bebidas (-2,2%), edição e impressão (-2,4%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, ópticos e outros (-5,3%).

Entre as categorias de uso, o segmento de bens de consumo duráveis teve alta de 2,7% e alcançou o resultado mais elevado. Os segmentos de bens de capital (1,7%) e de bens intermediários (1,5%) também registraram taxas positivas em maio. A produção de bens de consumo semi e não duráveis ficou estável em maio.

Sobre o ano passado
Na comparação anual, a produção industrial cresceu em 19 das 27 atividades pesquisadas, puxada por veículos automotores (6,0%), refino de petróleo e produção de álcool (8,0%), produtos de metal (13,0%), outros equipamentos de transporte (13,2%), máquinas e equipamentos (3,5%) e fumo (20,2%).

Por outro lado, oito tipos de atividade mostraram queda na produção, com destaque para têxtil (-13,4%), bebidas (-6,4%) e edição e impressão (-2,6%).

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir