Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-07-2011

Chávez está seguro de sua plena recuperação
Imagem da TV venezuelana Telesur mostra o presidente Hugo Chávez
Chávez está seguro de sua plena recuperação
Foto: AFP

HAVANA, Cuba — O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que está seguro de sua plena recuperação e que sairá "fortalecido", após retirar um tumor canceroso em cirurgia em Havana.

"Esta doença ninguém esperava, mas já estamos superando isto, seguindo com a vida, e isto só vai nos fortalecer", declarou Chávez, ao vivo, no programa Mesa Redonda da TV cubana.

"Estes dias foram de recuperação franca (...) Estamos muito otimistas e seguros de que sairemos desta também", destacou Chávez, um dia após revelar o câncer e a cirurgia para retirar um tumor na pélvis.

O presidente venezuelano, de 56 anos, afirmou que Fidel Castro, que considera seu padrinho político, o visita quase diariamente e "está no comando" dos cuidados médicos que recebe, em um hospital especializado de Havana.

"Estou tranquilo também porque Fidel está no comando do tratamento (...), a verdade é que Fidel é meu médico chefe (...). Estou comendo bem, sendo bem atendido, muito animado".

"Se não fosse por Fidel, quem sabe em que labirinto eu estaria neste momento", disse Chávez, ao destacar que foi por insistência do líder cubano que ele aceitou ser examinado pelos médicos, assim que chegou a Havana, no dia 8 de julho passado.

Hugo Chávez disse ainda que recebeu a visita do presidente cubano, Raúl Castro, e telefonemas de solidariedade dos presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Daniel Ortega (Nicarágua) e Cristina Kirchner (Argentina).

"Fidel está insuperável, radiante, é o médico da família...", brincou o presidente venezuelano.

Chávez, cuja data de retorno a Caracas não foi anunciada, disse estar aproveitando sua recuperação em Cuba para refletir e ler "Assim falou Zaratustra", de Friedrich Nietzsche.

O líder venezuelano, que não entregou a presidência ao vice, Elías Jaua, revelou que no próximo sábado chegarão a Havana vários membros do seu gabinete, incluindo os ministros da Agricultura, Petróleo e Ciência e Tecnologia.

A TV estatal venezuelana divulgou hoje um vídeo que mostra Chávez em uma reunião de trabalho com seu chanceler, Nicolás Maduro; seu irmão, Adán Chávez, e com um comandante militar.

Chávez está seguro de sua plena recuperação
Imagem da TV venezuelana Telesur mostra o presidente Hugo Chávez

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir