Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-07-2011

Santos sobe ao "top-10" no ranking dos melhores
Após conquistar a Libertadores, Peixe é o melhor brasileiro na relação da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Barça lidera
Santos sobe ao
Foto: globoesporte.globo.com

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a parcial mensal de seu ranking de melhores times do mundo. A novidade ficou por conta do Santos, que agora passa a figurar entre os dez melhores. Campeão da Libertadores, o Peixe é também o melhor brasileiro, com um total de 236 pontos.

Campeão europeu, o Barcelona, provável adversário do Santos no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, segue firme em primeiro lugar, com 317 pontos. Dono de campanha avassaladora na última temporada, o Porto, de Portugal, aparece na terceira posição, com 291,5 pontos. Além de ser campeão português invicto, o Dragão levou para casa a Liga Europa, segundo torneio em importância no Velho Continente.

Para fazer seu ranking, a IFFHS leva em consideração os resultados dos últimos 12 meses. Cada país tem um peso para seus resultados. Os mais fortes têm peso 4, os demais, pesos 3, 2 e 1. O Brasil faz parte do grupo mais forte, ao lado de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Argentina. Portugal já aparece no grupo dos países de peso 3, o que torna o feito do Porto, terceiro colocado, ainda mais impressionante.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir