Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-07-2011

Gol anuncia negociação com Webjet
Empresa estaria negociando a compra da concorrente. Ações da Gol sobem nesta sexta-feira.
Gol anuncia negociação com Webjet
Foto: g1

A Gol informou nesta sexta-feira (8) que está em tratativas com a Webjet, sem especificar qual seria o teor das negociações. Desde o início da tarde, rumores dão conta de que a empresa aérea, a segunda maior do país, estaria negociando a compra da concorrente.

Os rumores impulsionam as ações da Gol. Por volta das 15h, os papéis preferenciais da companhia registravam alta de 4,40%, a R$ 19,94. No mesmo horário, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 1,19%.

A Webjet pertence ao empresário Guilherme Paulus, acionista minoritário, fundador e presidente do conselho de administração da operadora de turismo CVC. Paulus é o único acionista da Webjet. Em janeiro do ano passado, o empresário vendeu participação de 63,6% da CVC para o grupo norte-americano Carlyle.

Empresa resultante
A Webjet é a quarta maior companhia aérea do país, com 5,16% do fluxo de passageiros em voos domésticos em maio, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. A Gol, a segunda maior empresa brasileira, teve 35,39% da demanda doméstica em maio. Juntas, as duas empresas responderam por 40,55% do mercado brasileiro.

Mesmo com a união das duas companhias, a empresa resultante não ultrapassaria a Tam, que ficou com 44,43% do mercado nacional em maio.

A Webjet interessaria à Gol, entre outros motivos, por causa dos horários de pouso e decolagem (slots, no jargão do setor) em aeroportos que já estão com sua capacidade no limite, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) e Santos Dumont, no Rio.

A negociação da Gol com a WebJet ocorre depois que a TAM, líder no mercado brasileiro e que está em vias de se fundir com a chilena LAN, anunciou em março a compra de 31% da Trip, sexta maior empresa do setor no país, reforçando sua atuação em mercados de média densidade de passageiros.

Leia a íntegra do comunicado:

"Fato Relevante
GOL Anuncia que está em Tratativas com a Webjet
São Paulo, 08 de julho de 2011 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), (S&P/Fitch: BB-/BB-, Moody`s: Ba3) ("Companhia"), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, em atendimento às disposições da Instrução CVM n.° 358/2002 ("ICVM 358"), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que está em tratativas com a Webjet Linhas Aéreas S.A ("Webjet") e que, havendo qualquer Fato Relevante necessário, este será anunciado ao mercado."

A informação de que o negócio será realizado foi divulgada pela "Aero Magazine", publicação voltada ao segmento aeronáutico.

Valorização
De acordo com a analista de investimento da corretora SLW, Rosângela Ribeiro, a alta é um movimento atípico, já que os papéis da companhia, avalia, estavam desvalorizados nos últimos dias.

"As ações da Gol estavam muito baratas, excessivamente descontadas. Por isso que, mesmo sem a confirmação do negócio, sem saber se comprou mal ou bem, de onde a Gol vai tirar o dinheiro, o mercado já está subindo porque era a justificativa que faltava para valorizar a ação", diz a analista.

(Com informações do Valor Online e da Reuters)

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir