Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-07-2011

Rio: Crea vê 100% de risco de explosão em 7 bueiros da Light
Presença de gás em galerias representa risco iminente de explosões
Rio: Crea vê 100% de risco de explosão em 7 bueiros da Light
Foto: noticias.terra.com.br

Representantes da Light e técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) realizam uma vistoria, nesta sexta-feira, em bueiros no centro do Rio de Janeiro, após uma série de explosões na rede subterrânea. Ao todo, 20 bueiros na rua Uruguaiana e Sete de Setembro já foram vistoriados com a utilização de um aparelho chamado explosímetro. Em sete deles, foi constatado que há 100% de chance de ocorrer uma explosão caso alguma centelha seja acesa próximo ao bueiro.

O alto risco de explosão se deve à presença de gás na galeria, segundo o Crea-RJ. Em outros sete bueiros, a chance de explosão varia de 60% a 80% e, em seis, não foi encontrada nenhuma alteração.

A constatação do risco tem assustado até mesmo os técnicos, que se recusam a entrar nas câmaras subterrâneas - o nível de gás tolerável nestes casos é de até 10%. A rua da Assembleia permanece interditada desta a segunda-feira, depois que quatro bueiros explodiram na esquina com a avenida Nilo Peçanha, próximo ao Largo da Carioca.

A quinta-feira foi de mais problemas relacionados a bueiros. Uma ponta de cigarro foi atirada para dentro da câmara subterrânea, o que provocou fumaça e assustou pedestres que passavam pela rua Uruguaiana. À noite, bombeiros foram acionados por conta de um vazamento de gás em um bueiro na rua Sete de Setembro.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir