Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2011

Confirmada 1ª morte por gripe H1N1 no Sul de Minas
Vítima é uma dona de casa de Nepomuceno
Confirmada 1ª morte por gripe H1N1 no Sul de Minas
Foto: eptv.globo.com

Confirmada a primeira morte por gripe H1N1 em Minas Gerais, neste ano. A vítima é uma mulher de 43 anos, de Nepomuceno, no Sul de Minas, que morreu na noite de domingo (10) no Hospital de Baependi. O atestado de óbito aponta morte por insuficiência renal aguda e falência múltipla dos órgãos. O caso foi confirmado pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

Existem outros quatro casos suspeitos em Nepomuceno. Duas pessoas estão internadas na Santa Casa da cidade. Os materiais coletados desses pacientes já foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias. Um outro paciente recebeu alta na manhã desta segunda-feira (11). A orientação é para que a população retome os hábitos de higiene que foram praticados durante o surto da doença, em 2009.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, desde o início do ano já recebeu 107 notificações de casos suspeitos de gripe H1N1. Sete foram confirmados e outros sete ainda estão sob investigação. Em 2009, ano de maior incidência da doença, Minas Gerais contabilizou mais de 2.500 casos confirmados, com 202 mortes.

Vítima

A dona de casa Ana Cláudia Evangelista dos Santos tinha 43 anos e morava em Nepomuceno. Ela deu entrada no pronto-socorro da cidade em 2 de julho com sintomas de pneumonia. No dia seguinte, quando o médico constatou os sintomas de gripe suína, o material foi coletado e enviado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Ela ficou dois dias isolada na Santa Casa do município e no dia 4, quando o resultado deu positivo, Ana Cláudia foi transferida para o Hospital Cônego Monte Raso, em Baependi, onde ficou internada no CTI. A vaga foi conseguida por meio do sistema Susfácil.

Ana Cláudia morreu às 15h deste domingo e foi enterrada no Cemitério de Nepomuceno na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com o médico Gustavo de Marco Turchetti, que acompanhou a paciente enquanto ela estava internada em Nepomuceno, o marido dela também apresentou sintomas de uma gripe. Ele ficou internado e recebeu alta no sábado (9).

Nota oficial

Veja a nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Nepomuceno:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nepomuceno torna público e vem, com pesar, lamentar a morte da paciente ACES, contaminada pelo vírus H1N1 - Gripe A. Prestamos nossos sinceros sentimentos à família da vítima. Informamos a toda população que todas as medidas preventivas e de controle da doença já foram tomadas pelos profissionais de saúde do município, para acompanhar as ocorrências e os casos suspeitos.

Foi solicitado à Fundação Ezequiel Dias quatro coletas, em caráter de urgência, pois existem quatro casos suspeitos, que não tiveram os diagnósticos confirmados. O município também entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Varginha, e já possui a medicação para atender toda a população.

Orientamos à população que, em caso de se perceber sintomas de gripe com menos de quatro dias, tais como dor de cabeça, febre alta e dor muscular, deve-se dirigir imediatamente aos PSFs do município, Policlínica Municipal e Pronto Socorro Municipal. Todos os profissionais estão capacitados e irão prestar as corretas informações.

A população deve também tomar medidas de higienização: lavar as mãos frequentemente; cobrir o nariz e a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar nos olhos, nariz e boca e lavar as mãos após tossir ou espirrar.

Salientamos que o caso constatado é atípico, sendo que não existe motivo para preocupação, pois não há riscos de epidemia da doença. A partir desta terça-feira (12/07), serão distribuídos à população panfletos de orientação ao combate da gripe A.

Fonte: eptv.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir