Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-07-2011

Vacinação imuniza mais de 99% das crianças de Coxim
Coxim atingiu o índice de 99,79% das crianças de zero a menores de cinco anos, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite que teve início no dia 18 de junho no município. As informações são da secretaria municipal de saúde através da Coordena
Vacinação imuniza mais de 99% das crianças de Coxim
Foto: www.idest.com.br

Coxim atingiu o índice de 99,79% das crianças de zero a menores de cinco anos, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite que teve início no dia 18 de junho no município. As informações são da secretaria municipal de saúde através da Coordenadoria de Epidemiologia e Imunização de Coxim.

As unidades que fizeram o atendimento as crianças na imunização foram: Policlínica com 534 crianças vacinadas, unidade Marechal Rondon com 442 crianças atendidas, unidade Jorge Ritt (326), unidade Santa Maria (361), unidade Totó Araújo (296), unidade Argemiro Barbosa (235) e unidade Ilda Kohl (154).

A segunda fase da campanha será no dia 13 de agosto, quando meninos e meninas dessa idade devem ser novamente levados aos postos, para tomar mais duas gotinhas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil utiliza o personagem Zé gotinha e Maria gotinha com o intuito de reforçar e divulgar a campanha de vacinação entre os pais e crianças.

Poliomielite

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.

De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.(Fonte: idest.com.br)

Fonte: www.idest.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir