Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-07-2011

COL aceita garantias financeiras para a construção de estádio do Timão
Com isso, está sanada última questão em relação ao financiamento de estádios para Copa do Mundo no Brasil, em 2014
COL aceita garantias financeiras para a construção de estádio do Timão
Foto: g1

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (COL) aceitou, nesta quarta-feira, as garantias financeiras para a construção da Arena de São Paulo, o estádio do Corinthians, em Itaquera, indicado pelo comitê paulista para abrigar jogos da Copa do Mundo.

Desse modo, está solucionada a última questão em relação ao financiamento dos estádios para o torneio que será realizado em 2014.

- Essa aprovação em tempo recorde (menos de um ano) é fruto do empenho do Corinthians e do poder público de São Paulo, em especial do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab - disse o presidente do COL e da CBF, Ricardo Teixeira.

A tabela da Copa do Mundo no Brasil, que inclui a definição dos locais de abertura e da final, será anunciada em outubro deste ano.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO PROJETO DO ESTÁDIO EM ITAQUERA

Entenda o caso
Para viabilizar o projeto do estádio em Itaquera, está sendo criado pela Odebrecht um fundo de investimento imobiliário, que ficará encarregado de garantir as obras. Se o fundo falhar, a construtora vai honrar os compromissos assumidos. Foi essa a garantia dada apresentada ao COL.

Assim, o estádio deverá ser erguido com R$ 400 milhões de uma linha de crédito do BNDES e pelo dinheiro da venda dos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento da região de Itaquera (CIDs). Há duas semanas, o Corinthians conseguiu um pacote de isenção elaborado pela Prefeitura de São Paulo que dá ao clube o direito de vender até R$ 420 milhões em CIDs.

O clube espera também bancar o projeto com a venda de camarotes no novo estádio.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir