Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-07-2011

Vídeo registra avião instantes antes de cair no Recife
Dezesseis pessoas morreram na manhã desta quarta-feira (13).
Vídeo registra avião instantes antes de cair no Recife
Foto: G1

Um vídeo gravado na manhã desta quarta-feira (13) mostra o avião bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas momentos antes de cair em um terreno baldio, no Recife, após decolar do Aeroporto Internacional de Jaboatão dos Guararapes. Veja o vídeo nesse link: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/video-registra-aviao-instantes-antes-de-cair-no-recife.html.

A aeronave fazia a linha Recife/Mossoró (RN), com escala em Natal. Dezesseis pessoas morreram. Nas imagens, a aeronave aparece voando baixo antes de atingir o chão.

Veja a lista oficial com os nomes das vítimas:
1 - Rivaldo Paurílio Cardoso (piloto)
2 - Roberto Gonçalves, 55 anos (copiloto)
3 - Natan Braga
4 - Marcos Ely Soares de Araújo
5 - Carla Sueli Barbosa Moreira
6 - Bruno Albuquerque
7 - André Luis Pimenta Freitas
8 - Camila Suficiel Marino
9 - Ivanildo Martins dos Santos Filho
10 - Antônia Fernanda Jales
11- Débora Santos
12 - Marcelo Campelo
13 - Maria da Conceição de Oliveira
14 - Johnson do Nascimento Pontes
15 - Breno Faria
16 - Raul Farias

O acidente
O avião bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas caiu ocorreu pouco antes das 7h. Ele decolou do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave com 16 pessoas a bordo caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem. Bombeiros e Força Aérea Brasileira (FAB) comunicaram que não houve sobreviventes.

Caixa-preta
As caixas-pretas da aeronave que caiu num terreno no Recife, na manhã desta quarta-feira, foram localizadas. A análise dos equipamentos, responsáveis pelo registro dos instrumentos do avião e da conversa entre os tripulantes, irá ajudar a compreender como aconteceu o acidente com o bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas.

A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), desde que os materiais não estejam danificados. Os motores da aeronave, também retirados, serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise.

Familiares
No Recife, ainda pela manhã, familiares em busca de informações sobre vítimas foram encaminhados a um hotel para aguardar a divulgação da lista e o fornecimento de mais dados sobre o trabalho de resgate dos corpos.

No Rio Grande do Norte, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto onde o avião faria escala por volta das 8h. Eles foram encaminhados ao auditório da Infraero e orientados a aguardar informações da empresa.

Sequência de contatos
Segundo a FAB, o piloto relatou pane logo após a decolagem. De acordo com dados do centro de controle do aeroporto, o piloto informou 55 segundos após a decolagem que o avião apresentava problemas. No relato à torre, ele disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.

Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave acidentada "estava com a manutenção em dia" e que não irá suspender os voos da empresa.

Resgate dos corpos
A Defesa Civil informou queforam resgatados todos os corpos das 16 vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta manhã no Recife. Familiares foram encaminhados a um hotel para aguardar informações sobre o trabalho de resgate das vítimas.

Vídeo registra avião instantes antes de cair no Recife
Imagem mostra aeronave voando baixo antes de cair após decolagem.
Dezesseis pessoas morreram na manhã desta quarta-feira (13).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir