Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 13-07-2011

Elton John acorda astronautas do Atlantis
Controle de miss�o da Terra acorda os astronautas do Atlantis
Elton John acorda astronautas do Atlantis
Foto: Reprodu��o

Os astronautas a bordo do �nibus espacial Atlantis foram acordados �s 3h29 (hor�rio de Bras�lia) desta quarta-feira (13) com uma m�sica e uma mensagem especial do cantor brit�ntico Elton John.

A can��o escolhida foi "Rocket Man" ("Homem Foguete", em ingl�s), que conta a hist�ria de um astronauta em uma miss�o de longa dura��o que se sente culpado por deixar sua fam�lia.

"Bom dia, Atlantis, este � Elton John. Desejamos muito sucesso em sua miss�o. Um enorme obrigado a todos os homens e mulheres da Nasa que trabalharam no �nibus espacial nas �ltimas tr�s d�cadas", disse John na mensagem transmitida.

Assista aqui.

� uma tradi��o da Nasa acordar os astronautas com m�sicas com algum significado especial. "Rocket Man" j� foi usada para despertar outras tripula��es, a bordo do pr�prio Atlantis e do Discovery. Mas, como essa � a �ltima miss�o da frota, Elton John gravou uma mensagem de despedida.

As m�sicas usadas como despertador nos dias anteriores da miss�o foram:

Ter�a: "More", de Matthew West, a pedido do astronauta Rex Walheim. Assista.
Segunda: "Tubthumping", de Chumbawamba, para Sandy Magnum. Assista.
Domingo:"Mr. Blue Sky", da Electric Light Orchestra, para o comandante Chris Ferguson. Assista.
S�bado: "Viva la Vida", do Coldplay, para o piloto Doug Hurley. Assista.

A miss�o
O Atlantis levou quatro toneladas de suprimentos para a esta��o espacial -- o suficiente para mais de um ano.

Esta miss�o � a �ltima do Atlantis, da frota dos �nibus espaciais e da Nasa. N�o h� previs�o de quando ocorrer� outro voo tripulado em um ve�culo da ag�ncia.

A decis�o de aposentar a frota veio ap�s o desastre com o Columbia. A orienta��o do ent�o governo Bush era finalizar ISS, aposentar a frota at� 2010 e desenvolver uma nave nova que deveria estar em opera��o em 2014.

De l� para c�, o governo Obama confirmou a aposentadoria do programa, mas permitiu um ano a mais de voos, at� 2011. As opera��es na ISS foram estendidas at� pelo menos 2020. E o programa de naves da administra��o Bush, o projeto Constellation, foi cancelado. Em seu lugar, o atual presidente ordenou que a parte de desenvolvimento e constru��o de espa�onaves fosse delegada � iniciativa privada, enquanto a Nasa se dedicaria a pensar as pr�ximas fronteiras da explora��o espacial.

"Vamos come�ar a estender as fronteiras que temos para que n�o fiquemos fazendo a mesma coisa repetidamente. Vamos pensar sobre qual � o pr�ximo horizonte. Qual � a nova fronteira? Mas para fazer isso, vamos precisar de avan�os tecnol�gicos que ainda n�o temos", disse Obama em uma entrevista com usu�rios do Twitter.

O presidente americano afirmou que a "nova fronteira" pode ser Marte e que, para chegar l�, "um asteroide � um bom �pit stop�".

O Atlantis
A nave leva quatro astronautas experientes: o comandante Christopher Ferguson, em sua terceira miss�o; o piloto Doug Hurley, em sua segunda; e os especialistas de miss�o Sandy Magnus e Rex Walheim, ambos com tr�s miss�es cada.

O quarto �nibus espacial da Nasa est� em opera��o h� 26 anos e � respons�vel por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lan�ou o telesc�pio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para V�nus e Galileo para J�piter.

A nave tamb�m foi a primeira americana a acoplar com a esta��o espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.

Em 2009, o Atlantis fez a �ltima miss�o de reparos prevista para o telesc�pio espacial Hubble, que permitiu que o observat�rio orbital, que estava definhando na �poca, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para at� 2014.

No voo seguinte, ele bateu o recorde do Discovery de menor n�mero de problemas t�cnicos em uma miss�o: 54. Em 2010, bateu seu pr�prio recorde e baixou o n�mero para 46.

A miss�o de 2010 estava prevista para ser a aposentadoria oficial do �nibus espacial. A atual era apenas uma miss�o de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na �poca, estava previsto para fazer a miss�o final da frota. Com a decis�o de tornar o voo de resgate em uma miss�o oficial, a nave foi recolocada em servi�o.

Ap�s a aposentadoria, o Atlantis ser� a �nico que continuar� na Fl�rida, em exibi��o no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery ser� enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do prot�tipo Enterprise, que nunca foi ao espa�o e ser� transferido para Nova York. O Endeavour ir� ao Centro de Ci�ncia da Calif�rnia, em Los Angeles.

Elton John acorda astronautas do Atlantis
M�sica "Rocket Man" foi usada como despertador dos astronautas.
Cantor gravou mensagem especial para tripula��o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir