Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2011

Primo de Jean Charles foi alvo de escuta ilegal, diz jornal
Número foi encontrado em lista de telefones interceptados, diz o "Guardian". Brasileiro foi morto em Londres em 2005 ao ser confundido com terrorista.
Primo de Jean Charles foi alvo de escuta ilegal, diz jornal
Foto: g1

Um primo do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto pela polícia britânica no metrô de Londres em 2005, foi alvo de escutas ilegais realizadas pelo jornal "News of the World", segundo o jornal britânico "The Guardian".

De acordo com o diário, detetives disseram a Alex Pereira que o número dele foi encontrado na lista de telefones interceptados por um investigador Glenn Mulcaire, ligado ao "News of the World".

De acordo com a agência de notícias Ansa, outros familiares de Jean Charles disseram temer por suas ligações terem sido interceptadas também. Familiares, ativistas e brasileiros que vivem na Inglaterra passaram seus dados telefônicos para a polícia checar se houve grampos, diz a Ansa.

O eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes foi assassinado pela polícia britânica em 22 de julho de 2005 ao ser confundido com um terrorista na estação de Stockwell. As investigações foram concluídas sem que ninguém fosse punido.

O tablóide "News of the World", da News Corporation, é suspeito de realizar escutar ilegais contra milhares de pessoas, entre elas personalidades britânicas e membros da família real.

Diante das denúncias, o magnata Rupert Murdoch decidiu fechar a publicação. A última edição do periódico foi às bancas domingo.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir