Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-07-2011

Coop: fusão entre gigantes prejudicaria setor
Depois do plano do empresário Abilio Diniz de unir as operações do Grupo Pão de Açúcar com o Carrefour Brasil ir por água abaixo, o mercado volta sua atenção para um possível negócio entre a rede francesa, que continua atrás de sócio, e a norte-americana
Coop: fusão entre gigantes prejudicaria setor
Foto: www.dgabc.com.br

Depois do plano do empresário Abilio Diniz de unir as operações do Grupo Pão de Açúcar com o Carrefour Brasil ir por água abaixo, o mercado volta sua atenção para um possível negócio entre a rede francesa, que continua atrás de sócio, e a norte-americana Walmart. Para especialistas, o foco na expansão do modelo de hipermercados aproxima a segunda e a terceira maiores varejistas do País.

Na avaliação do presidente da Coop, Antonio José Monte, uma associação entre as três primeiras colocadas do setor influenciaria no sistema de precificação dos produtos. Ao contrário mercado tem falado, o executivo acredita que os preços ao consumidor ficariam melhores. "Muitos postos do alto escalão seriam cortados em uma sociedade desse porte. A tendência é que essa economia seja repassada para os produtos nas gôndolas."

Monte sinaliza ainda que o poder de barganha dessa gigante supermercadista pressionaria os concorrentes de menor porte a diminuir as margens com objetivo de seguirem competitivas. Ele pontua que a chance de um novo negócio surgir entre Carrefour e a Walmart é grande, pois uma rede busca um sócio enquanto a outra enxerga oportunidade para crescer.

"Diante desse cenário teríamos que repensar nossas estratégias para continuar crescendo. A situação ficaria complicada, visto que a expansão do setor está comprometida pela falta de terrenos disponíveis para novas lojas e os altos preços dos imóveis", elenca o presidente da Coop. A meta da cooperativa de consumo andreense era abrir cinco unidades até o ano que vem, mas deverá conseguir apenas duas, devido à escassez de terrenos.

Para o presidente do Programa de Administração de Varejo, Claudio Felisoni de Angelo, a fusão entre o Walmart e Carrefour resultaria em negócio com menor concentração no mercado, favorecendo o consumidor, pois intensificaria a rivalidade com o líder Grupo Pão de Açúcar. "O valor de mercado do Carrefour, considerada agora a noiva do setor, fica menor nessa segunda rodada de negociações", avalia o especialista.

Além da rede norte-americana, a Cencosud terceira maior varejista da América Latina, que no País é proprietária das marcas GBarbosa (atuação em Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe), Bretas (Minas Gerais, Bahia e Goiás), Família (Ceará) e Perini (Bahia) também se posiciona como candidata a um dos maiores negócios do varejo brasileiro.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir