Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-07-2011

Cientistas estrangeiros poderão realizar concurso no Brasil
Em reunião nesta quinta-feira a Presidente Dilma Rousseff e o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante definiram a política de abertura de concursos públicos para cientistas estrangeiros
Cientistas estrangeiros poderão realizar concurso no Brasil
Foto: www.oficinadanet.com.br

Em reunião nesta quinta-feira a Presidente Dilma Rousseff e o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, definiram a política de abertura de concursos públicos para cientistas estrangeiros. Para o ministro, esse é o momento para trazer profissionais de outros países, sendo que muitas nações estão sofrendo com a crise econômica e o Brasil está precisando de funcionários qualificados e com outras experiências, principalmente fora do país.

"Nós temos que repor o pessoal, porque nos próximos dois anos pelo menos um terço dos pesquisadores dos institutos deverá estar se aposentando. Nesse processo de renovação, vamos repor com uma parte desses profissionais do Brasil e uma parte de experientes pesquisadores e cientistas internacionais que estão motivados a vir para o Brasil," completa Mercadante.

O governo federal pretende com o programa, permitir aos brasileiros conhecer o exterior, como estudantes de graduações e pós-graduações, permitindo a eles com um intercâmbio, um ano do ensino superior. O governo irá selecionar as melhores universidades internacionais e assim garantir um aprendizado de alto padrão aos futuros profissionais brasileiros.

"A idéia é de dar chances a alunos do ensino superior e assim garantir que o investimento retorne ao Brasil", conclui Mercadante.


Leia mais no Oficina da Net: Cientistas estrangeiros poderão realizar concurso público no Brasil

Fonte: www.oficinadanet.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir