Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2011

Nave da Nasa entra na órbita do asteroide "Vesta"
Sonda "Dawn" foi lançada ao espaço em setembro de 2007. "Vesta" está localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.
Nave da Nasa entra na órbita do asteroide
Foto: g1

A nave da Nasa "Dawn" se tornou, no sábado (16), a primeira a entrar em órbita em torno de um objeto no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Dawn irá estudar o asteroide "Vesta" durante um ano antes de partir para um segundo destino, um pequeno planeta chamado "Ceres", em julho de 2012.

As observações irão fornecer dados sem precedentes para ajudar os cientistas a entender o mais novo capítulo do Sistema Solar. Os dados também ajudarão a pavimentar o caminho para futuras missões espaciais.

"Hoje, celebramos um marco incrível da exploração espacial com uma sonda que entra em órbita em torno de um objeto no principal cinturão de asteroides, pela primeira vez", disse Charles Bolden, gerente da Nasa.

"O estudo do asteroide Vesta pela Dawn marca uma importante conquista científica e aponta o caminho para os futuros destinos. O presidente Barack Obama dirigiu a Nasa para enviar astronautas para um asteroide em 2025, e Dawn irá coletar os dados cruciais para essa missão", completou.

A nave transmitiu informações que confirmam a sua entrada na órbita de Vesta. No entanto, não se sabe o momento exato que isso aconteceu. Com a Dawn agora em órbita, cientistas podem fazer medições precisas sobre a gravidade do Vesta e coletar informações mais exatas sobre a sua linha do tempo.

A Dawn foi lançado ao espaço em setembro de 2007 e deve se tornar a primeira nave a orbitar em dois destinos do Sistema Solar além da Terra.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir