Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-07-2011

TROCA DO MINISTRO DO TRABALHO
A Presidente tamb�m estava insatisfeita com o aumento das obras vi�rias apresentadas em projeto pelo mesmo Minist�rio.
TROCA DO MINISTRO DO TRABALHO

Devido den�ncias sobre os processos de licita��es, a presidente Dilma Roussef determinou que a CGU fizesse um pente fino no Minist�rio dos Transportes ap�s reportagem da revista VEJA que denunciou a suposta cobran�a de propina dentro do Minist�rio para beneficiamento pr�prio em processos licitat�rios.

A Presidente tamb�m estava insatisfeita com o aumento das obras vi�rias apresentadas em projeto pelo mesmo Minist�rio. Ou seja, al�m do Ministro Alfredo Nascimento, foram afastados tamb�m o presidente da VALEC, Jos� Francisco das Neves, vulgo "Juquinha", o chefe de gabinete do Ministro, Mauro Barbosa e o assessor do Minist�rio dos transportes, Luiz Tito. Outros 40 funcion�rios e assessores est�o sendo investigados. O pr�prio ex-Ministro encaminhou lista dos processos licitat�rios de seu mandato para investiga��o.

No dia 05 de julho foram suspensos todos os processos licitat�rios em andamento na DNIT e na VALEC. Por conta disso, A CGU est� determinando a pedido da Presidente a opera��o "Pente Fino" no Minist�rio dos Transportes � principalmente nos processos rodovi�rios e ferrovi�rios. Todo processo licitat�rio aberto ou em andamento vai ser inspecionado em seus pormenores, outras licita��es poder�o ser abertas, mas sob outros aspectos e controles. O controle na apura��o da documenta��o dever� ser rigoroso daqui para frente.

Todos os processos que apresentarem irregularidades sejapor problemas na documenta��o, ou suspeita de pagamento de propina, ou quaisquer outros atos do g�nero, poder� sofrer consequ�nciass�rias se ao serem verificados, forem constatados erros. A revista VEJA denunciou os encontros com empres�rios e consultores para negocia��o nas licita��es, o superfaturamento e as ofertas de propinas de 4% a 5 %. Outra novidade, poder� ser a sa�da do diretor presidente do DNIT -Luiz Ant�nio Pagot, por�m � sabido que ele saiu apenas de f�rias e depois tornaria ao cargo.

O novo Ministro da Justi�a, Sr. Jos� Eduardo Cardozo informou que a Pol�cia Federal s� dever� abrir inqu�rito se forem encontradas irregularidades na auditoria que est� sendo realizada pela CGU dentro do Minist�rio. Com previs�o de terminar em agosto, a auditoria est� analisando 34 processos (rodovias e ferrovias).

O Novo Ministro dos transportes j� mostra disposi��o para mudan�as em sua pasta, tais como mudan�a de pessoas e mudan�a nos pr�-requisitos dos processos. Hoje em pronunciamento o Ministro afirmou que em rela��o aos processos de gest�o, pretende fazer mudan�as nas contrata��es de obras de transportes com a licita��o com base em projetos executivos, com controle de or�amento mais elaborado e n�o em projetos b�sicos como vinha sendo feito anteriormente; outro detalhe seria a proibi��o de contratos aditivos, visando a utiliza��o de contratos globais para evitar surpresas de altera��o de custo no decorrer das obras.

Acredita-se que at� o final da auditoria da CGU, o novo Ministro dever� apresentar as novas diretrizes para as libera��es de licita��es no setor de transportes. Empresas do setor devem ficar antenadas �s pr�ximas not�cias vindas da Uni�o.Sinceramente, acredito que a presidente est� agindo corretamente em n�o querer mais o Sr. Pagot no DNIT, pois isso poderia causar s�rios danos ao governo e sua seriedade ao tratar do assunto, Dilma n�o est� interessada em tapar o sol com a peneira e age diferentemente do Presidente Lula ao resolver as quest�es internas de seu governo. Agora s� resta aguardar mais um pouco, ningu�m fica de f�rias eternamente.



Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir