Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-07-2011

Polícia do Rio divulga retrato falado de suspeito de assaltar hotel de luxo
Funcionários e vítimas ajudaram a montar desenho, segundo delegada. Cerca de 15 turistas foram assaltados no hotel em Santa Teresa, no Centro.
Polícia do Rio divulga retrato falado de suspeito de assaltar hotel de luxo
Foto: g1

A Polícia Civil do Rio divulgou na tarde desta segunda-feira (18) o retrato falado de um dos suspeitos de participar do assalto a um hotel de luxo, em Santa Teresa, no Centro do Rio. A delegada Renata Teixeira, responsável pela investigação, informou que funcionários e vítimas ajudaram a montar o desenho e, segundo os depoimentos, o suspeito teria entre 20 e 24 anos. Os outros três assaltantes estavam encapuzados.

A polícia informou ainda que o grupo roubou o carro de um funcionário do hotel para fugir. Equipes da Delegacia de Apoio ao Turista (Deat) fazem buscas pelos criminosos.

O assalto aconteceu na madrugada desta segunda. Segundo a polícia, cerca de 15 turistas foram assaltados pelos quatro homens armados.

Entre os hóspedes havia brasileiros e estrangeiros, como americanos, espanhóis e holandeses.A assessoria de imprensa do hotel informou que o grupo rendeu o recepcionista, roubou alguns pertences do estabelecimento, e em seguida invadiu cerca de 10 quartos. A polícia afirmou que foram roubados dinheiro e equipamentos eletrônicos dos hóspedes. A assessoria do hotel disse ainda que todas as vítimas já deixaram o local.

A delegada Renata Assis explicou que os criminosos serão indiciados por roubo qualificado e formação de quadrilha. A polícia investiga se eles mantiverem os hóspedes em cárcere privado, durante o assalto que durou cerca de uma hora e meia.

Policiamento em Santa Teresa
Mais cedo, a Secretaria de Segurança Pública informou que o bairro de Santa Teresa terá uma Companhia Destacada de Policiamento. O objetivo é patrulhar a região e ampliar o policiamento. Segundo a Secretaria, a criação da companhia já estava prevista, mas foi confirmada nesta tarde, por meio de nota, após o assalto ao Hotel Santa Teresa. A data da instalação, no entanto, ainda não definida.

A nova Companhia vai funcionar no antigo Hospital Quarto Centenário, que foi cedido pela prefeitura ao governo do estado. O espaço também será usado como uma espécie de dormitório para os policiais que estejam trabalhando na capital, mas não moram na cidade.

Na mesma nota, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, lamentou o assalto e informou que pediu ao comando da PM que reforce o policiamento em Santa Teresa.

Ex-funcionário
Um ex-funcionário do Hotel Santa Teresa é alvo de investigação da polícia, segundo informou o comandante do 5º BPM (Praça Harmonia), coronel Edilson de Moraes Filho. A PM suspeita que ele tenha participado da ação da quadrilha.

Funcionários do estabelecimento teriam reconhecido o ex-funcionário. Segundo o coronel, mesmo usando um capuz para proteger o rosto, o criminoso teria sido reconhecido pelo seu porte físico.

Diárias a partir de R$ 600
De acordo com a polícia, os criminosos teriam danificado algumas câmeras de segurança. No entanto, outras câmeras filmaram a ação dos suspeitos e as imagens foram recolhidas.

Policiais militares e civis analisaram, pela manhã, as imagens das câmeras de segurança do hotel, que tem diárias a partir de R$ 600, dispõe de 48 câmeras de segurança e está com todos os quartos ocupados. Ainda segundo a assessoria, esse é o primeiro assalto desde a inauguração do espaço, em setembro de 2008.

Uma equipe do Instituto de Criminalística Carlos Éboli esteve no local, na Rua Almirante Alexandrino, para fazer a perícia.

Amy ficou hospedada no hotel
Segundo a polícia, o hotel é o mesmo onde a cantora inglesa Amy Winehouse ficou hospedada quando veio ao Rio, em janeiro. Erguido em uma histórica fazenda colonial, localizada na área mais nobre de Santa Teresa, o hotel foi restaurado e possui 44 quartos. Além de hospedagem, o local oferece um spa e restaurante.

Pacificação
A região do Centro foi pacificada no início de fevereiro, em uma megaoperação da Polícia Militar, quando nove morros foram ocupados. Cerca de 20 dias depois, Santa Teresa ganhava uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Jogos militares
O assalto aconteceu dois dias após o início dos Jogos Mundiais Militares. Segundo a presidente Dilma Rousseff, o evento no Rio, que reúne 6 mil atletas e 113 países, é uma preparação do Brasil para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.


Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir