Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-07-2011

Bombeiros localizam todos os corpos de operários soterrados
Acidente ocorreu no final da manhã, em obra do Hospital Universitário. Barranco desmoronou sobre buraco de 6 metros de profundidade.
Bombeiros localizam todos os corpos de operários soterrados
Foto: g1

O Corpo de Bombeiros localizou às 15h25 os corpos dos outros dois operários soterrados em uma obra do Hospital Universitário de Brasília na manhã desta quinta-feira (21), informou o major Mauro Sérgio de Oliveira. Mais cedo, o corpo de outro trabalhador já havia sido retirado.

As equipes fizeram o resgate dos corpos com cuidado para evitar novo desmoronamento de terra. O buraco onde os corpos foram encontrados tem 6 metros de profundidade.

O acidente aconteceu por volta das 10h40, quando os operários trabalhavam na escavação de uma vala subterrânea para passagem de esgoto do prédio do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), do HUB.

A UnB informou, por meio de nota em seu site, que havia interditado a obra nesta quarta-feira (20) por falta de segurança, mas que a empresa responsável pela construção desrespeitou a determinação. A empresa considerou a declaração "infeliz" e "leviana".

Segundo funcionários que trabalham na obra, os três operários que morreram são um carpinteiro, um pedreiro e um auxiliar de manutenção.

O primeiro-secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Brasília, João Barboza, acompanha os resgates. Segundo ele, o número de mortes de operários em construções este ano superou o do ano passado. "Em 2010 foram seis mortes, este ano, já são nove."

A secretária de comunicação da Universidade de Brasília, Ana Beatriz Magno, disse que o mestre de obras da construção já havia requisitado um escoramento de terra que caiu sobre os operários nesta quinta-feira.

O prefeito da UnB, Paulo César Marques, afirma que vai verficar com a construtora responsável pela obra o que aconteceu. "Agora, o momento é de pensar no resgate das vítimas. Passado isso, vamos correr atrás das causas do acidente", declarou.

Instituto
Em fevereiro deste ano, a Universidade de Brasília (UnB) assinou contrato de R$ 7,8 milhões para retomada da obra de construção do ICA. Na ocasião, o diretor da construtora responsável pelo contrato afirmou que cem homens trabalhariam na obra todos os dias, incluindo os sábados.

O reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, disse, na época, que o instituto terá papel estratégico para o fortalecimento da pediatria no HUB, permitindo o reordenamento da estrutura física da instituição.



Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir