Categoria Religião  Noticia Atualizada em 22-07-2011

Jovens unem adrenalina e fé em festival católico
Evento reúne 150 mil pessoas por dia, segundo estimativa da organização. Halleluya oferece espaço para compeonato de esportes radicais.
Jovens unem adrenalina e fé em festival católico
Foto: g1

Nem só shows e missas atraem os jovens ao festival católico Halleluya, que ocorre em Fortaleza até domingo (24). Os esportes radicais também. É no espaço Adventure montado no evento onde Lucas Bruno Barbosa, 19 anos, encontra um meio de fazer o que mais gosta. Ele compete no BMX (bicicleta na rampa) e diz ver no esporte um movimento pela paz na sua vida. "Daqui eu vou para a arena agradecer a Deus por não ter acontecido nenhum acidente, nem nada de ruim comigo", diz.

Embora se denomine evangélico "desde criança", Lucas não se incomoda com a diferença entres as religiões e diz que a fé aliada ao esporte o afastou de "más companhias". "A religião é para unir e ficar longe de Deus não dá, com tanta coisa ruim nessa vida". Ele conta que pretende se dedicar a projetos sociais, além do esporte, e que a igreja é o meio para realizar o que deseja.

Na pista de skate ao lado do BMX, as amigas Alícia Cristina Carneiro, 14 anos, e Denise Alves, 19 anos, mostram que o esporte não é feito só para meninos. "Para mim, o skate está virando vida", garante Alícia, que não entende porque a mãe diz que não é esporte para menina. "Mas ela libera", acrescenta.

Denise também reclama do preconceito com o esporte que, para ela, é pura diversão. "Quem está de fora pensa outra coisa. Pensa em gente marginalizada", reclama. Ela afirma que buscou a "galera do skate" para não perder o festival católico.

Além da diversão, as duas garantem que foram ao Halleluya também pelo momento de reflexão que o festival tem a oferecer. "Uma amiga me disse "no evento, a gente fica perto de Deus e do skate", que é nosso esporte favorito", reconhece.

Já Francisco Rodrigues Uchoa Neto, 19 anos, afirma que foi ao festival principalmente motivado pelo esporte, mas não se incomoda em ouvir palavras de reflexão. "De repente, acontece alguma coisa aqui que chame a atenção". Ele pratica escalada em rocha há quatro anos e está participando da competição na parede de 10 metros instalada no espaço Adventure.

Segundo o organizador da arena de esportes radicais do evento, Tobias Cortez, este ano, pessoas de outros estados participam da competição e esta é a primeira vez em que acontece, durante o Halleluya, uma etapa do campeonato cearense de escalada. O vencedor na pista de skate, afirma Tobias, ganhará uma moto.

Para as demais modalidades, os prêmios para os primeiros colocados são troféus e medalhas. A inscrição para quem quer participar custa R$ 10,00. "Pode se inscrever na hora", avisa. O projeto esportivo da comunidade Shalom está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Esportes do Município de Fortaleza.

O Halleluya é promovido pela comunidade católica Shalom e ocorre desde o dia 20 de julho. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 150 mil pessoas passem por dia pelo Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), uma fazenda próxima ao estádio de futebol Castelão, para ver shows, missas e participar de atividades.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir