Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-02-2006

Clima Organizacional do Servidor Público
Hoje em dia não existe mais relação patrão / empregado. As coisas mudaram e hoje o empregado é definido como colaborador da empresa.
Clima Organizacional do Servidor Público

Hoje em dia não existe mais relação patrão / empregado. As coisas mudaram e hoje o empregado é definido como colaborador da empresa. O que você pensaria se eu afirmasse que um funcionário pode, após participar de um treinamento, produzir mais em dois dias do que no mês anterior inteiro? Será que é possível? Claro que sim! O que falta é motivá-lo para acreditar que isso é possível! O Brasil está em primeiro lugar no mundo em empreendedorismo. nosso país está acima das grandes potências mundiais como o Japão e EUA. E sabe por quê? Porque somos criativos, capazes e sonhadores. Precisamos de veículos que nos façam chegar mais próximos de nossos objetivos.

Infelizmente o nosso país está em uma colocação muito abaixo do desejado em relação a motivação profissional do servidor público. A administração pública em todas as esferas furtam-se a avaliar como está o clima organizacional dos servidores. Esta atitude é chamada por alguns autores de "gestão avestruz" que, para não enfrentar um problema, esconde a cabeça imaginando que, assim, estará evitando a realidade que, no fundo, não deseja conhecer. Este é o maior gerador de criticas ao atendimento e funcionamento das repartições públicas. A grande quantidade de criticas vêm gerando atitudes desesperadas e desordenadas. Exemplo disto é a forma que vem sendo tratado o Código de Ética do funcionalismo público no nosso Estado.

A coação não gera os frutos almejados. O melhoramento do clima e da motivação do funcionário público é que pode faze-lo. Por isso, a pesquisa de clima organizacional e o tratamento de seus resultados, em toda a esfera da administração pública, é um instrumento hábil e necessário a influenciar o comportamento dos funcionários públicos. Através dele, será possível mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos servidores através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações que possibilitarão a obtenção da sinergia dos servidores públicos, elevando o índice de motivação e reorientando a maneira de potencializar suas atividades.

Cabe aos administradores públicos, mostrar ao seu servidor como ele poderá crescer e alcançar suas metas pessoais, motivando, treinando e ensinando a ser mestre de suas próprias emoções e assim terá sempre um grande parceiro dentro da sua gestão.

Alexandre Sabra Baião Sá- Advogado e Motivador Profissional


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Sabra Baião Sá    |      Imprimir