Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 01-08-2011

Marataízes estreia circuito histórico-cultural
O Secretário de Cultural e Patrimônio Histórico, Cléber Júnior Pereira Bento, recepcionou a caravana e acompanhou todo o trajeto, contribuindo com as narrativas.
Marataízes estreia circuito histórico-cultural

Marataízes-ES: Começou nesta sexta-feira (29) as primeiras visitas ao novo Circuito Histórico-Cultural de Marataízes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marataízes.

Na estreia, alunos da Escola de Ensino Fundamental "Nagib Meleipe", divididos em turnos matutino, 8º ao 9º ano e vespertino, 2º ao 3º ano, conheceram de perto a história da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, o Porto da Barra, as Ruínas do Trapiche e o Palácio das Águias, onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal.

O Secretário de Cultural e Patrimônio Histórico, Cléber Júnior Pereira Bento, recepcionou a caravana e acompanhou todo o trajeto, contribuindo com as narrativas. "Através deste circuito queremos apresentar aos nossos alunos a importância do passado no processo de desenvolvimento de todo o Espírito Santo. Além disso, queremos incentivá-los a valorizar, preservar e divulgar a história do município no seu convívio social." Enfatiza o secretário.

As visitas são monitoradas por professores/atores da rede municipal, disponibilizados pela Secretaria de Educação através da Biblioteca Itinerante, que a cada fase do passeio demonstram e narram a história dos locais.

"Aprovo a iniciativa. Muito importante esse resgate histórico e cultural que as secretarias estão oferecendo às escolas de Marataízes. Além da história, nossos alunos estão em contato com o meio ambiente." Elogia a Diretora Saskya Veiga Soares.

"Hoje, estudar a história do município faz parte do nosso currículo escolar e esse projeto veio de encontro com nossas expectativas." destaca a pedagoga Juliana Gomes Fidelix.

"Muito legal o passeio. Achei o Palácio das Águias muito bonito e vou contar tudo que aprendi para os meus pais e para as minhas amigas." Diz a aluna do 2º ano, Kailany Silva de Matos, 7 anos.

O Circuito Histórico-Cultural está disponível à visitação para a sociedade, sendo nas terças e as sextas-feiras. Pela manhã, a partir das 9 horas e a tarde, as 14 horas. As escolas que desejarem conhecer o circuito devem agendar com antecedência pelo telefone (28) 3532-3636.


Professores contam a história do Palácio das Águias



Visita a Biblioteca Municipal



Foz do Rio Itapemirim



Jéssica Marreto Fontana, professora de Ciência
(Projeto ECOAR), Juliana Gomes Fidelix, pedagoga, secretario de cultura Cléber Júnior Pereira Bento
Bento, secretário de cultural e patrimônio histórico,
Saskya Veiga Soares, diretora da escola "Magib Meleipe"
e Cleuzeni de Carvalho Gomes, professora do 2º ano.




Informações/Fotos:
Gleice de Souza Campos
Assessoria de Comunicação PMM


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir