Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-08-2011

Portabilidade de planos vai melhorar atendimento
Agora, beneficiários de convênios médicos poderão mudar de plano sem cumprimento de novos prazos de carência
Portabilidade de planos vai melhorar atendimento
Foto: /www.redebomdia.com.br

Em vigor desde anteontem, as novas regras de portabilidade estipuladas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) agradaram os beneficiários de planos individuais ou familiares e coletivos por adesão. Agora, usuários não terão que cumprir novos prazos de carência caso optem por mudar de plano, o que é vantajoso para o supervisor geral Alysson Alvarenga, 30 anos.

"Isso aumenta nosso poder de decisão. Se o meu plano não vem satisfazendo minhas expectativas posso trocar por outro que faça isso sem ter prejuízos." Ele é beneficiário de um plano coletivo há um ano.

Já a farmacêutica Ana Carolina Colombo Ribeiro, 31 anos, acredita que a nova norma vai gerar concorrência entre as operadoras. "Essa medida é extremamente benéfica. Aumentando a concorrência no mercado, o atendimento prestado pelas operadoras vai melhorar, tudo para que o consumidor não opte pela portabilidade. Já tinha melhorado com os prazos máximos estipulados para consultas e exames, agora ficou ainda mais vantajoso para o usuário." Ela tem um plano individual há um ano.

Com as novas regras a abrangência geográfica do plano (área em que a operadora se compromete a cobrir) deixa de ser exigida como critério de compatibilidade entre produtos. O período para o exercício da portabilidade passou de dois para quatro meses e a permanência mínima no plano foi reduzida de dois para um ano.

Fonte: /www.redebomdia.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir