Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2011

Gestantes e bebês ganham guia de direitos na semana da amamentação
Campanha foi lançada nesta segunda (1°), no Rio. Juliana Paes, que amamenta o filho Pedro, é madrinha da causa.
Gestantes e bebês ganham guia de direitos na semana da amamentação
Foto: g1

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta segunda-feira (1°) no Rio a campanha da Semana Mundial de Amamentação. Ao lado da atriz Juliana Paes, que é madrinha da campanha deste ano, Padilha apresentou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, uma cartilha que informa os direitos das mães à amamentação.

"É de fundamental importância que todos os segmentos da sociedade ajudem as mães na superação dos obstáculos que muitas vezes as impedem de continuar amamentando seus filhos", afirmou Padilha. Durante a apresentação da campanha, Juliana contou que amamenta o filho Pedro, de oito meses.

"Desde que engravidei do Pedro, eu queria muito ter parto normal e amamentar. O parto normal não foi possível, mas amamentar eu consegui. O Pedro vai fazer oito meses e adora mamar no peito", contou a atriz. A semana da amamentação é comemorada anualmente e este ano será do dia 1° a 7 de agosto.

Entre as informações apresentadas no guia estão os benefícios do aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, além de proteger a criança de inúmeras doenças.

Licença maternidade
De acordo com Padilha, o ministério faz campanha também para que as empresas adotem a licença maternidade de seis meses, tempo ideal de amamentação, segundo os médicos.

Segundo o ministério, o ato de amamentar ajuda a mãe na perda do peso após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Além disso, amamentar diminui o risco de diabetes, de câncer de mama e de câncer de ovário.

Durante o lançamento da campanha, estavam presentes outras autoridades, como o secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortês e crianças acompanhadas de suas mães, que foram acompanhar a cerimônia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir