Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-08-2011

AH SE TIVESSE MAIS TRÊS...
Era uma tarde, do dia 02, estava lá sentada assistindo a sessão na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.
AH SE TIVESSE MAIS TRÊS...

Era uma tarde, do dia 02, estava lá sentada assistindo a sessão na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Gosto! Gosto muito do debate, do inteligente debate. O foco do embate era a possibilidade de votar um projeto para o aumento de vagas na Casa de Leis. Achei interessante. Sem ironias.

Havia, como sempre, os contra e os a favor. Professor Léo, sempre muito elegante e articulador, explica por que é contra e convence. É sábio, é professor, tem discurso, eloquência, postura, sabe o que diz.

Confesso que sou a favor que se aumente sim o número de legisladores. Será muito interessante ter pelo menos um representante para cada localidade e bairro. Se são 70 bairros e distritos, por exemplo, 70 vereadores. Tenho absoluta certeza de que a população é quem vai ganhar com isso. Não vai onerar tanto. O município tem dinheiro, a terra da pedra. Das rochas ornamentais.

Imagine, Luizinho Tereré representa muito bem a comunidade de Córrego dos Monos, briga por ela, grita, implora por ela. Afinal de contas, a salada de tomate que os cachoeirenses saboreiam vem daquelas úmidas terras esverdeadas. Mas as estradas para o produtor trafegar não são as melhores, por isso ele sobe a Tribuna da Casa e pede quase pelo amor de Deus. _ Brás, atenda nosso pedido. Por outro lado, o Brás debocha com a cara dos produtores, dos moradores e dos consumidores, que vão pagar mais caro para o burrinho transportar no seu lombo os balaios de tomate. Isso irrita Tereré, o cinismo do Brás. Já pensou três Tererés atrás do Brás? Um ele já acha enjoado. Dois então, e três?

Ah, se tivesse nessa gaiola, quero dizer, nesta Casa de Leis mais uns três Amaral! Provoca o nobre colega vereador da Tribuna. Gargalhada mútua no plenário. Meu Deus!, Um já seria o suficiente para tirar o sono da situação. O homem grita que dá gosto, pega no pé da administração e denúncia, recebe ameaça de morte e não para. Defende o Rui Pinto Bandeira que emociona. _ A quadra, lá do bairro, está toda furada e virou lugar de maconheiro e traficante, as crianças nem podem brincar. A Polícia que faz vista grossa, quando chega, os malandros conhecem cada buraco, a Policia entra por um e eles vazam por outro.

É, dois Amaral. Amarais, Amaral’s¿, ajudem-me colegas da Língua Portuguesa. Ainda estou excitada com o discurso do nobre edil. _ Tem aqui nas atas algum registro de que fui a favor de 13 vereadores¿ Eu desafio!!!

Para tentar melhorar o discurso, a excelência da Tribuna cita mais uns cinco que passaram por aquela Casa para melhorar o debate e desestressar Amaral _ Quem sabe Almir Forte! Álvaro Scalabrini, Fassarela! Amaral não gostou muito. _ Caramba, mas só coisa boa assemelha-me¿ Imagino que deve ter resmungado, lá da cadeira, sentado.

Quando o homem sobe a Tribuna, toma posse da fala, o microfone estremece. Uma pena que os colegas estavam tão ocupados com tricotes em volta da presidência que não devem ter dado crédito ao nobre vereador. _ Ô Neném , me Judá ai!

Eu fiquei imaginando um professor numa sala com 40 alunos conversando enquanto a professora explicasse a matéria. Se na Casa de Leis irrita conversas paralelas, na sala de aula então. Que tal solicitarmos mais auxiliares, assessores para nos ajudarem também.

Mas voltando ao debate da possibilidade de aumentar o número de vagas na Câmara, pensei comigo. Enquanto solicitam mais edis para ajudar o prefeito a cuidar da cidade, o Conselho Tutelar continua com cinco conselheiros para uma população que não para de gerar novos filhos – problemas. Vamos também, nobres vereadores visitar a estrutura do Conselho, vê se lá tem salas suficientes, vê se cinco pessoas podem atender uma cidade que já passou de 200 mil habitantes. Quem sabe, se vossas excelências forem lá, fizerem um projeto de Lei, nosso ilustre prefeito não o sancione. Eu sou a favor que se aumente sim, o número de vagas, desde que esses novos eleitos saibam quais são as suas funções, ao invés de confundir papeis!





Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir