Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-08-2011

Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores de Lula
Amorim vai assumir lugar de Jobim na Defesa, demitido nesta quinta-feira. Diplomata, ele se filiou ao PT em 2009 e foi ministro de Lula por oito anos.
Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores de Lula
Foto: g1

O diplomata Celso Amorim foi convidado nesta quinta-feira (4) e aceitou ocupar o Ministério da Defesa em substituição a Nelson Jobim. Amorim foi ministro das Relações Exteriores do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O diplomata já foi filiado ao PMDB, mas no final de 2009 mudou para o PT, partido da presidente Dilma Rousseff.

Amorim nasceu no dia 3 de junho de 1942, em Santos, litoral de São Paulo. Formado pelo Instituto Rio Branco, em 1965, Amorim fez pós-graduação na Academia Diplomática de Viena, em 1967.

Em 1995, Amorim chefiou a missão permanente do Brasília nas Nações Unidas, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1999, ele assumiu a missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça.

Em 2001, o novo ministro da Defesa assumiu a embaixada brasileira no Reino Unido.
Com a eleição de Lula em 2002, Amorim foi convidado para assumir as Relações Exteriores, cargo que ocupou até 2010, final do segundo mandato de Lula.

De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir como novo ministro da Defesa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir