Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-08-2011

87,5% do Rio Cocó estão poluídos, diz estudo do Ceará
Dos 50 quilômetros do rio, só a nascente está própria para banho. Análise foi feita pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente.
87,5% do Rio Cocó estão poluídos, diz estudo do Ceará
Foto: g1

O rio Cócó, um dos principais que cortam a cidade de Fortaleza, está poluído em quase toda a sua extensão, segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A análise foi feita pelo Programa de Monitoramento da Semace, que constatou que, em oito pontos monitorados, sete estavam poluídos. Esse dado representa 87,5% da extensão de 50 quilômetros do rio.

O rio que nasce na Serra de Aratanha em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, corta também o município de Maracanaú antes de chegar a Fortaleza. De acordo com a Semace, somente a nascente é considerada própria para banho. Entre os principais agentes poluidores estão os esgotos clandestinos e o despejo irregular de lixo.

Árvores Secas
Técnicos ambientalistas, representantes do curso de geografia da Universidade Federal do Ceará e da Semace estiveram no parque em julho e encontraram árvores secas, esgotos, além de graxa e óleo nas águas do Rio Cocó.

Na análise dos técnicos, a poluição era provocada por despejos de residências, comércios e indústrias através de bueiros e e estações de tratamento, que são despejados no rio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir