Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 05-08-2011

Dormir em um bom colchão e travesseiro previne dores
Ortopedista Ivan Rocha deu dicas para uma noite de sono com qualidade. Preparador José Rubens D"Elia ensinou exercícios contra dor na coluna.
Dormir em um bom colchão e travesseiro previne dores
Foto: g1

Um terço da sua vida é gasto dormindo, sobre o colchão. Por isso, prestar atenção onde você passa a noite é fundamental para evitar dor nas costas e problemas e saúde. Cuidar do travesseiro e da posição em que você deita também é importante.

Peso, altura e o jeito de dormir de cada pessoa contam na hora de escolher um bom colchão e um ou mais travesseiros. Para comentar esse assunto, o Bem Estar desta sexta-feira (5) convidou o ortopedista Ivan Rocha, que participou ao lado do preparador físico José Rubens D"Elia, responsável por passar uma série de exercícios para evitar a dor na coluna.

Quem dorme oito horas por dia passa quase três mil horas por ano na cama. Pessoas que preferem deitar na rede passam muito tempo numa única posição, pois não conseguem virar de lado. Dormir no sofá também não é a melhor solução.

Não se deve ter vergonha ao experimentar um colchão novo na loja. É preciso deitar nele, senti-lo nas mais diversas posições e considerar as características individuais de quem vai usá-lo, como tamanho do pescoço, altura do ombro e do quadril. Veja, ainda, se o material não causa nenhum tipo de incômodo, se não deforma com facilidade e se as bordas não afundam.

É importante que o parceiro ou a parceira esteja presente nessa ocasião, pois nem sempre o mesmo colchão vai agradar aos dois.

Ao deitar em um colchão, seja de lado ou de barriga para cima, a coluna deve permanecer sempre alinhada, não pode haver dores nos quadris, ombros, coluna lombar ou cervical. A bacia também não pode ficar nem muito afundada nem levantada. E o colchão não pode ceder com facilidade.

Os fabricantes recomendam trocar o colchão de espuma a cada 5 anos e o de mola, a cada 10. Em geral, é difícil saber quando trocar o travesseiro ou colchão, mas ambos têm vida útil e devem ser substituídos regularmente.

Ao analisar o seu colchão, se você notar abaulamentos ou afundamentos, infelizmente a hora da troca já passou há muito tempo. Uma das maneiras mais fáceis de verificar se ele ainda está bom é experimentando um novo. Assim, você poderá compará-lo com seu antigo.

Para dormir bem, também é fundamental que haja uma rotina. O local deve ser adequado, e precisa haver uma desaceleração das atividades para que o corpo comece a relaxar a ponto de conseguir pegar no sono.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir