Categoria Religião  Noticia Atualizada em 05-08-2011

Festa de nossa senhora das neves atrai milhares de fiéis
O evento religioso é uma realização da Paróquia com o apoio cultural da prefeitura municipal, através das secretarias de Arte e Cultura e Meio Ambiente.
Festa de nossa senhora das neves atrai milhares de fiéis

A Festa de Nossa Senhora da Neves, uma das mais tradicionais do Espírito Santo, já está acontecendo em Presidente Kennedy. O evento religioso é uma realização da Paróquia com o apoio cultural da prefeitura municipal, através das secretarias de Arte e Cultura e Meio Ambiente.

A programação começou no último dia 31 (7) e segue ininterruptamente até o próximo dia 6 (sábado), no Santuário de Nossa Senhora das Neves, na Fazenda Muribeca, em Praia das Neves. E no dia 15, os padres Evaldo e Frei Levy fecham as festividades.

Nesta sexta-feira (5), que será ponto facultativo no município, acontece a Missa Solene Santíssima Trindade, e em seguida a procissão e queima de fogos. No sábado haverá um show com a cantora Celina Borges, às 21h00, e logo após o sorteio da rifa de uma moto 0 KM e de eletrodomésticos.

A festa é uma tradição de mais 100 anos. O tombamento histórico e cultural do Santuário de Nossa Senhora das Neves Igreja aconteceu em 2009. A Igreja é uma construção jesuíta do século XVII, e estima-se que receba, anualmente, cerca de 50 mil visitantes.

Programação:

Dia 05/08 - Sexta-feira

06h 00m - Padre Frei Levy – Animação equipe de apoio
08h 00m - Padre Rogério Magalhães - Setor Esperança e Muribeca
10h 00m - Missa Solene Santíssima Trindade
11h 30m - Procissão e Queima de fogos
13h 00m – Diácono José Roberto – Setor Caminho da Paz
15h 00m – Padre Frei Antoniel – Setor São José
17h 00m – Padre Frei Laércio – Setor Caminhando com Cristo

Dia 06/08 – Sábado

19h 00m – Padre Bruno – Animação da Paróquia N. S. do Amparo de Itapemirim
21h 00m – Show com Celina Borges, logo após sorteio de rifa de uma MOTO 0 km e vários eletrodomésticos


Dia 15/08 – Segunda-feira
10h 00m – Padre Evaldo – Animação Setor Estrela da Evangelização
15h 00m – Padre Frei Levy – Setor São José


História do Santuário de Nossa Senhora das Neves

O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 a1759 pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada.

Assim que chegaram aqui, eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário, sendo esta, especializada em produção de carne e de abastecimento pesqueiro, sendo uma importante base produtiva para a sustentação do projeto missionário-civilizador do Espírito Santo. Dominando a vasta e arenosa planície, a Igreja de Nossa Senhora das Neves é um ponto branco contra o infinito azul do mar do leste e o ondulante verde das montanhas do oeste.

Para construir o Santuário, os padres jesuítas utilizaram das pedras dos arrecifes existentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca. Construída com paredes estruturais de pedra, a Igreja encontra-se coberta por telhado com armação em madeira e fechado por telhas de barro do tipo canal.

Porém, conta a história, que no ano de 1964 aconteceu um incêndio no Santuário, que teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. No ano seguinte, o processo de reforma do Santuário começou a acontecer. Em 1995, aSanta Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauro, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura abriu um processo de tombamento histórico do Santuário, porém, este ficou arquivado, pois não havia interesse dos administradores de dar continuidade ao processo.

Percebendo a importância do Santuário para a história do município e com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, a atual administração desarquivou o processo do tombamento histórico estadual do Santuário. Em maio de 2009 entregaram o tombamento histórico do Santuário da Igreja das Neves ao Padre Frei Levy, da Paróquia Nossa Senhora das Neves, e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir