Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2011

Nove morrem em protesto na Síria na sexta-feira do Ramadã
TV síria mostra veículos militares sendo levados de Talbiseh a Homs em direção a Hama, cidade que concentra repressão a protestos pró-democracia na Síria
Nove morrem em protesto na Síria na sexta-feira do Ramadã
Foto: Reuters

Forças de segurança da Síria mataram nove pessoas em ataques a dezenas de milhares de manifestantes que marcharam em toda a Síria na primeira sexta-feira (5) do mês de jejum muçulmano, o Ramadã, em desafio à sangrenta repressão do presidente Bashar al-Assad contra a revolta popular.

O Comitê de Coordenação Local, uma organização ativista, disse que sete dos manifestantes foram mortos no subúrbio de Erbin, um foi morto em Mouadhamiya, outro subúrbio de Damasco, e um morreu em Homs, a 165 quilômetros ao norte de Damasco.

Moradores de Hama temiam um aumento no número de mortos, estimado em 135 desde o início da operação militar no domingo contra a cidade de 700 mil habitantes.

Indicando a forte resistência da oposição, dezenas de milhares de pessoas marcharam pelas cidade na Síria nesta sexta-feira exigindo o fim do governo de Assad e mostrando solidariedade a Hama, disseram ativistas.

Durante o mês religioso do Ramadã, muçulmanos não podem comer ou beber entre o nascer e o pôr do sol.

Segundo os ativistas, as manifestações irromperam na província tribal de Deur al-Zor no leste do país, onde tanques estavam reunidos nos portões da capital provincial, na planície de Hauran, na cidade central de Homs e nos arredores rurais, na cidade costeira de Jableh, e em diversos distritos da capital Damasco.

"Não estamos com medo, Deus está conosco!" gritavam os manifestantes. "Sírios levantem as mãos, não queremos Bashar!", gritavam eles em imagens divulgadas pela emissora de TV Al Jazeera.

As operações militares contra as manifestações civis ignoraram a crescente condenação mundial à repressão, que segundo os Estados Unidos já matou 2 mil pessoas desde o início da revolta em março.

Autoridades sírias expulsaram a maior parte da mídia independente desde o início dos cinco meses de revolta contra os 41 anos do governo repressivo da família Assad, em março, tornando difícil confirmar relatos de testemunhas e comunicados oficiais.

Nove morrem em protesto na Síria na sexta-feira do Ramadã
Manifestantes marchavam durante primeira sexta de jejum muçulmano.
Moradores de Hama temem mais mortes, estimadas em 135 desde domingo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir