Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-08-2011

Planalto confirma posse de Celso Amorim para a tarde desta segunda
O novo ministro da Defesa, Celso Amorim (centro), se reuniu no fim de semana com comandantes das For�as Armadas
Planalto confirma posse de Celso Amorim para a tarde desta segunda
Foto: F�bio Pozzebom/Abr

O Pal�cio do Planalto confirmou para a tarde desta segunda-feira (8) a cerim�nia de posse do novo ministro da Defesa, Celso Amorim. O evento est� marcado para as 15h30.

De acordo com o Minist�rio da Defesa, ser� uma cerim�nia "reservada e para poucos convidados".

O minist�rio e a Presid�ncia afirmaram n�o ter informa��es sobre se o ex-ministro Nelson Jobim vai comparecer � cerim�nia.

Ministro das Rela��es Exteriores no governo do presidente Luiz In�cio Lula da Silva, Amorim foi convidado a voltar ao governo depois que Dilma decidiu pela demiss�o de Jobim. Reportagem publicada na edi��o deste m�s da revista "Piau�" reproduz declara��es atribu�das a Jobim em que ele critica as ministras Ideli Salvatti (Rela��es Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O ex-ministro negou ter dado as declara��es, reafirmadas pela publica��o.

Antes, o ex-ministro havia afirmado em entrevista que nas elei��es de 2010 votou no candidato do PSDB � Presid�ncia, Jos� Serra, de quem � amigo.

Encontro com militares
No s�bado (6), o rec�m-nomeado ministro Celso Amorim disse que "n�o vai "reinventar a roda" no comando do minist�rio. A declara��o de Amorim foi transmitida pela assessoria do minist�rio ap�s a primeira reuni�o do ministro com os comandantes do Ex�rcito, Enzo Peri; da Aeron�utica, Juniti Saito; da Marinha, J�lio Soares de Moura Neto; e com o chefe do Estado Maior Conjunto das For�as Armadas, Jos� Carlos De Nardi.

O encontro durou cerca de uma hora e 45 minutos e aconteceu no Pal�cio do Planalto. Amorim e os comandantes deixaram o local sem falar com a imprensa. Antes da reuni�o, o ministro almo�ou com Dilma no Pal�cio da Alvorada. A presidente transmitiu a ele as primeiras orienta��es sobre a condu��o da pasta.

A reuni�o com os chefes militares no Planalto serviu para que a c�pula das For�as Armadas se apresentasse ao novo ministro. Amorim exp�s aos chefes militares suas motiva��es para assumir a pasta da Defesa e ouviu dos comandantes relatos das quest�es emergenciais de cada for�a. Um dos temas abordados foi o or�amento militar.

Para os pr�ximos dias, Amorim deve se reunir com cada comandante individualmente para discutir projetos priorit�rios de cada �rea. Ele tamb�m informou que pretende visitar as principais instala��es militares.

Planalto confirma posse de Celso Amorim para a tarde desta segunda
Posse ser� "reservada e para poucos convidados", diz Minist�rio da Defesa.
Nelson Jobim deixou cargo ap�s supostas cr�ticas �s ministras Gleisi e Ideli.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir