Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-08-2011

Bolsas europeias operam com instabilidade
Mercado iniciou estável, chegou a registrar fortes quedas e opera instável. Na Ásia, os principais mercados voltaram a fechar em baixa.
Bolsas europeias operam com instabilidade
Foto: g1

Após registrar quedas acentuadas no início do pregão, as principais ações europeias operam instáveis, oscilando entre altas e baixas. As bolsas de valores de Londres, Milão, Paris e Madri têm o mesmo comportamento.

Perto das 9h (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que mede as principais ações europeias, registrava queda de 0,59%, no patamar dos 930 pontos. Cerca de 30 minutos antes, contudo, o indicador apontava leve alta de 0,06%.

O índice FTSE 100, da Bolsa de Valores de Londres (Inglaterra), que chegou a cair cerca de 5%, chegou a ter leve alta e caía 0,25%, aos 5,056.47 pontos.

O índice CAC 40, de Paris (França), subia 0,15%, aos 3,129.87 pontos. Madri caoia 0,63%, depois de subir cerca 0,03%. A bolsa de Milão subia 0,31%.

O índice Dax, de Frankfurt (Alemanha), contudo, ainda registrava queda. No mesmo horário, o recuo era de quase 2%.

"Parece que o mercado está extremamente exagerado do lado descendente. Um monte de venda forçada estava acontecendo na parte da manhã, o que pressionou de forma exagerada as quedas", disse Manoj Ladwa, analista da ETX Capital.

O mercado internacional enfrenta o segundoo dia de negociações após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos na sexta-feira (5) pela agência Standard and Poor’s.

Os mercados aguardam a reação do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, que tem reunião nesta manhã e deve anunciar nova taxa de juros da economia.

Asiáticas
Na Ásia, os principais mercados voltaram a fechar em baixa. Após jornadas frenéticas e ainda atemorizadas pelo rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos, as principais bolsas de valores da Ásia reduziram os prejuízos, mas ainda registraram perdas nesta terça-feira (9).

O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, que chegou a registrar perdas superiores a 4%, encerrou o dia em baixa de 1,68%. O indicador Topix, que agrupa os valores da primeira sessão, fechou com perdas de 1,59%.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, terminou o pregão em queda de 3,6%. Mas ao longo do dia, o prejuízo chegou a ser muito maior e atingiu queda de 10%.

A Bolsa de Valores de Hong Kong foi a que registrou o pior desempenho pois encerrou em queda de 5,66%.

Bovespa em queda na segunda
Na segunda-feira (8), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte queda. O Ibovespa acompanhou o movimento internacional e fechou com queda de 8,08%, aos 48.668 pontos. Por volta das 15h20, o Ibovespa chegou a cair 9,74%, ficando muito próximo de ter suas operações suspensas pelo mecanismo intitulado "circuit breaker" - regra que interrompe a negociação das ações por meia hora quando o índice atinge 10%.

A bolsa brasileira registrou nesta segunda o menor patamar de fechamento desde 30 de abril de 2009 (47.289) e a maior queda diária desde 22 de outubro de 2008, auge da crise financeira desencadeada pela quebra do banco Lehman Brothers, quando o Ibovespa caiu 10,18%, e acionou o "circuit breaker" pela última vez.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir