Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2011

Lançamento de selo e livro no centenário de Newton Braga
Essa é a identidade visual criada pela prefeitura para as comemorações oficiais do Centenário de Newton Braga
Lançamento de selo e livro no centenário de Newton Braga
Foto: "Divulgação / PMCI"

Se estivesse vivo, Newton Braga completaria 100 anos nesta quinta-feira (11). Para marcar a data e homenagear o poeta, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e parceiros programaram diversas ações. As atividades começam às 8h, na escola municipal que tem o nome do escritor, e se estendem até à noite, no Teatro Municipal Rubem Braga.

Na escola Newton Braga, no bairro Ferroviários, será apresentado pela primeira vez o hino feito para a unidade. A composição, uma parceria entre o músico Arnoldo Silva e o escritor Evandro Moreira, biógrafo de Newton Braga, será cantada pelos próprios alunos.

Vai haver, ainda, uma mostra de trabalhos inspirados na obra do poeta feitos ao longo do ano, além dos lançamentos do blog da escola e de um livro infanto-juvenil, de autoria de alunos do 5º ano, que conta a vida de Newton em versos.

Às 10h, no gabinete do prefeito Carlos Casteglione, será lançado o selo postal alusivo ao centenário de nascimento do escritor. O selo foi criado pela designer Rachel Braga, filha do poeta.

À tarde, a partir das 15h, as atividades continuam na biblioteca da Penitenciária Regional de Cachoeiro (PRCI), na localidade de Monte Líbano. Lá, será criada uma seção de literatura capixaba batizada de Newton Braga. Também será realizada, na ocasião, a premiação do concurso cultural Newton Barga na categoria acróstico, na qual concorreram recuperandos da unidade prisional.

Livro com fotos e documentos raros
A partir das 19h, o Teatro Municipal Rubem Braga será o palco das homenagens. Lá, será lançado o livro "Newton Braga, cachoeirense ausente", de autoria dos filhos de Newton Braga. Na publicação foram compiladas matérias e artigos de jornais e revistas assinados pelo escritor, fotos raras de sua família, poesias inéditas, roteiros para TV, entre outros documentos.

Também serão realizadas, na ocasião, uma sessão especial da Academia Cachoeirense de Letras em homenagem ao escritor e a premiação do Concurso Newton Braga nas categorias desenho, curta-metragem e conto.

Sobre Newton Braga
Poeta, cronista, jornalista, advogado, agitador cultural. Homem de múltiplos talentos, Newton Braga nasceu na Fazenda do Frade, em 18 de agosto de 1911, filho de Francisco Carvalho Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro, e de Raquel Coelho Braga.

Estudou nos colégios "Nossa Senhora da Penha", "Escola do Centro Operário e de Proteção Mútua", em frente à casa dos pais (hoje Casa dos Braga), na rua 25 de março, e no "Pedro Palácios".

Formou-se em Direito pela Universidade de Minas Gerais, em 1932. Lá, foi colega Cyro dos Anjos, Guilhermino César e Tancredo Neves. Começou no jornalismo ainda estudante, em Belo Horizonte, escrevendo reportagens e crônicas nos "Diários Associados", de Assis Chateaubriand. Foi também na capital mineira que publicou seus primeiros poemas.

De volta a Cachoeiro, passou a dirigir o jornal "Correio do Sul", fundado por seu irmão Armando e tornou-se titular de cartório. Manteve também, durante algum tempo, na imprensa do Rio de Janeiro, uma coluna de crítica literária e, no Suplemento Literário do "Diário de Notícias", uma coluna de casos e epigramas.

Em 1939 criou o "Dia de Cachoeiro", que desde então é a maior festa da cidade. Na década de 1940, fundou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município. Em 1959, mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou como redator de publicidade e de jornalismo na TV Tupi e do "Mundo Ilustrado". Ocupou cargos públicos importantes no Rio, onde faleceu, em 1962, aos 51 anos. (Com informações do site Poetas Capixabas)


Participe da programação!

Quinta-feira (11)


8h às 9h40 - Apresentação do hino da escola municipal Newton Braga (autores: Evandro Moreira, Arnoldo Silva e alunos)
- Premiação dos Jogos Pedagógicos sobre a vida e a obra de Newton Braga (alunos dos 4º e 5º anos)
- Mostra de atividades artísticas
- Apresentação do blog: www.emebnewtonbraga.blogspot.com
- Lançamento do livro infanto-juvenil sobre vida e obra de Newton Braga Local: Escola municipal Newton Braga, no bairro Ferroviários

10h - Lançamento do Selo do Centenário Newton Braga (Realização: PMCI e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Produção: Rachel Braga)
Local: Gabinete do Prefeito, no edifício Bernardino Monteiro

15h - Inauguração da seção Newton Braga, um espaço para literatura capixaba, na biblioteca da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI)
- Premiação do Concurso Newton Braga, categoria acróstico, envolvendo alunos do EJA da PRCI
Local: Biblioteca da PRCI, na localidade de Monte Líbano

19h - Apresentação cultural dos alunos da escola municipal Newton Braga;
- Lançamento do livro "Newton Braga, cachoeirense ausente", de autoria de Rachel, Marília e Edson Braga, filhos do escritor
- Sessão da Academia Cachoeirense de Letras em homenagem ao escritor
- Premiação do Concurso Newton Braga nas categorias desenho, curta-metragem e conto

Local: Teatro Municipal Rubem Braga, na avenida Beira-Rio

    Fonte: Stéfano Fabris - equipe de Comunicação Social
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir