Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 11-08-2011

Associação anuncia greve de jogadores e ameaça Campeonato
Atual campeão espanhol, Barcelona pode começar mais tarde sua briga pelo tetracampeonato
Associação anuncia greve de jogadores e ameaça Campeonato
Foto: esportes.terra.com.br

Nesta quinta-feira, a Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) anunciou uma greve dos atletas que atuam na primeira e segunda divisão do país durante as duas primeiras rodadas da Liga Espanhola, que começa em 20 de agosto. A principal queixa dos jogadores é em relação aos salários atrasados, que segundo a associação têm se tornado cada vez mais comuns no futebol espanhol.

A greve foi comunicada pelo presidente do sindicato, Luis Rubiales, ao lado de cerca de 100 jogadores, entre os quais estavam alguns dos principais nomes que atuam no país, como Iker Casillas, Carlos Puyol, Xabi Alonso, Fernando Llorente, Javi Martínez e Santi Cazorla.

"Os principais atletas da Espanha tomaram a decisão responsável, firme, unânime, de convocar uma greve para as duas primeiras rodadas do campeonato de futebol", anunciou Rubiales.

Ele classificou como "unilateral" o acordo coletivo adotado pela liga no último dia 3, que prevê a criação, até 2015, de um fundo para pagar as dívidas salariais existentes atualmente. Para ele, são preciso medidas que previnam futuros atrasos salarias, como na Alemanha e na Inglaterra, onde clubes que não cumprem suas obrigações com os jogadores são impedidos de competir.

Segundo a AFE, cerca de 100 jogadores foram afetados por atrasos nos pagamentos em 2010, totalizando uma dívida de 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 28 milhões). Neste ano, o número teria subido para a casa dos 200 jogadores, e a dívida total estaria em 50 milhões de euros (R$ 116 milhões).

Com informações das agências AFP e EFE.


Fonte: esportes.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir