Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-08-2011

Médicos do PSF de CG participam de capacitação em esclerose múltipla
Médicos do PSF de CG participam de capacitação em esclerose múltipla
Médicos do PSF de CG participam de capacitação em esclerose múltipla
Foto: www.pbagora.com.br

Os médicos que atuam no Saúde da Família da Prefeitura de Campina Grande e os médicos residentes do HUAC (Hospital Universitário Alcides Carneiro) estarão participando de uma capacitação em Esclerose Múltipla, que acontece nesta quinta-feira, 11, pela manhã e à tarde, no auditório do Garden Hotel. A capacitação será ministrada pela neurologista Bianca Etelvina e vai permitir uma maior qualificação dos profissionais que atuam no Saúde da Família em relação ao diagnóstico e tratamento da doença, explicou a gerente de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Semyramis Lira.

A esclerose é uma doença inflamatória crônica, que por motivos genéticos ou ambientais, compromete a função do sistema nervoso. Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas. As causas da doença ainda não são conhecidas, mas ela difere de uma pessoa para outra e é mais comum nas mulheres. O diagnóstico é basicamente clínico, complementado por exames de imagem, por exemplo, a ressonância magnética.

Os sintomas são transitórios, podem ocorrer a qualquer momento e duram aproximadamente uma semana e por este motivo, as pessoas não dão importância às primeiras manifestações da doença, que vão e voltam, independentemente do tratamento. A doença pode causar fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora. O doente sente dificuldade para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigamentos em partes do corpo.

A médica Bianca Etelvina, que irá ministrar a capacitação, é graduada em Medicina pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), tem residência médica em neurologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, e pós-graduação em Esclerose Múltipla pela Santa Casa de Misericórdia, também em São Paulo. A profissional atua como médica neurologista no Hospital Samaritano, é membro da Sociedade Paraibana de Neurologia e colaboradora da Associação de Portadores de Esclerose Múltipla, além de professora da Unit (Universidade da Terceira Idade).


PB Agora


Fonte: www.pbagora.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir