Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-08-2011

Bolsas têm início de dia oscilante no mundo
Resultados de hoje devem influenciar confiança dos investidores, diz consultor
Bolsas têm início de dia oscilante no mundo
Foto: noticias.r7.com

As valorizações das bolsas europeias, americanas e da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) na última quinta-feira (11) parecem ter influenciado os negócios nas bolsas asiáticas, que abriram e operaram em alta nesta sexta-feira (12).

A bolsa de Hong Kong fechou em alta de 0,16% e a da Austrália, de 0,77%. Em Tóquio, no Japão, após um dia quase todo positivo, a bolsa fechou com uma leve queda de 0,2%.

As bolsas europeias tiveram uma menos otimista. Enquanto Paris abriu em alta de 0,17%, Londres teve queda de 0,79%, Madri caiu 1,41%, Frankfurt caiu 0,63% e, em Milão, a queda foi de 0,64%. Os valores, no entanto, foram se recuperando aos poucos e chegaram a índices positivos ainda no início do pregão.

O economista Silvio Campos Neto, da consultoria Tendências, afirmou na quinta-feira que o sinal emitido pelos mercados nesta sexta será muito importante após a alternância de dias negativos e positivos nesta semana.

- No caso de repetição de um dia mais ameno, a confiança dos investidores deve se recuperar de maneira mais firme, dado que o ambiente atual ainda aponta elevada insegurança, em meio à enorme volatilidade. O direcionamento do dia também será dado pelos indicadores de consumo nos Estados Unidos, com os números do varejo e da confiança do consumidor. No Brasil, com agenda vazia, o foco seguirá nos mercados internacionais.

Na quinta-feira, a Bovespa precisou de três dias de valorização para recuperar as perdas da última segunda-feira (8), quando a bolsa brasileira recuou 8,08%. Com a alta de 3,79% desta quinta-feira (11), a Bovespa acumulou valorização de 9,6% nos últimos três dias e, na semana, a bolsa registra alta de 0,74%.

A bolsa brasileira praticamente acompanha o que ocorre com o mercado financeiro dos Estados Unidos e da Europa. Na quinta-feira, ambos apresentaram bom humor e fecharam em elevação. Nos EUA, o Dow Jones avançou 3,95%, enquanto, na Europa, a bolsa de Londres fechou em alta de 3,11%, Milão teve valorização de 4,1%, Paris subiu 2,89%, Franfkurt, 3,28%, e Madri, 3,56%.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir