Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-08-2011

Plano de ajuste da Itália alcançará 45 bilhões de dólares
O anúncio foi feito durante um encontro com representantes de segmentos sociais partes sociais realizado na sede da chefatura do governo
Plano de ajuste da Itália alcançará 45 bilhões de dólares
Foto: AFP, Vincenzo Pinto

ROMA, Itália — O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi anunciou nesta sexta-feira que o novo plano de ajuste para equilibrar as contas da Itália planeja recuperar 45 bilhões de euros em 2012 e 2013 a fim de conseguir o equilíbrio fiscal em 2013.

O chefe de governo acrescentou que será aplicado um "imposto de solidariedade" sobre os mais ricos e que se reduzirá "os custos da política", uma exigência da opinião pública indignada com os privilégios da classe política.

O anúncio foi feito durante um encontro com representantes de segmentos sociais partes sociais realizado na sede da chefatura do governo.

Pressionado há duas semanas pelos mercados e pelas autoridades europeias, o governo conservador italiano liderado por Berlusconi se comprometeu a adotar nesta sexta-feira, durante um Conselho de Ministros extraordinário, um decreto lei com o plano de austeridade reforçado.

"O governo vai ampliar o plano de ajuste com medidas no valor de 20 bilhões para 2012 e 25 bilhões para 2013", declarou Berlusconi.

O magnata das comunicações e chefe de governo italiano, que é alérgico a qualquer tipo de aumento de impostos, aceitou impor o chamado "imposto de solidariedade", como solicitavam diferentes setores e aparentemente por pressão de seu aliado-chave, o movimento populista Liga Norte.

Está prevista uma taxação de 5% para rendas superiores a 90.000 euros e de 10% para maiores de 150.000, segundo antecipou a imprensa.

As novas medidas serão somadas ao plano de austeridade aprovado em julho passado para os próximos três anos por um valor de 48 bilhões de euros.

O governo conservador aprovou também por volta de 15 medidas contra o esbanjamento a fim de reduzir os custos do funcionamento político, segundo Berlusconi.

As medidas permitirão economizar 8,5 bilhões de euros nos próximos dois anos, indicou Berlusconi, e incluem também cortes nos ministérios.

"As municipalidades serão agrupadas com as províncias", precisou, por sua parte, o ministério da Economia, Giulio Tremonti.

Na véspera, Tremonti já anunciado "medidas muito fortes para 2012-2013".

O ministro reconheceu que a Itália recebeu neste sentido indicações de outros países europeus e do Banco Central Europeu (BCE).

O governo conservador também anunciou que, "com exceção das obrigações estatais, todos os títulos financeiros terão taxas de 12,5% a 20%". Até agora, essas taxas eram de 12,5%.

Tremonti afirmou que o governo vai intervir para obter "a liberalização da economia e privatizar empresas públicas", como aquelas de transporte, eletricidade e manejo de resíduos.

Com essas medidas de austeridade, a Itália, terceira economia da Eurozona, tenta acalmar o ataque dos mercados, nervosos devido a sua enorme dívida pública de 1,9 trilhão de euros, ou 2,7 trilhões de dólares (cerca de 120% de PIB), e a um crescimento econômico quase nulo.

Plano de ajuste da Itália alcançará 45 bilhões de dólares

O anúncio foi feito durante um encontro com representantes de segmentos sociais partes sociais realizado na sede da chefatura do governo


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir