Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-08-2011

Polícia ouve soldados sobre morte de jovem em quartel
Fotografias encontradas no celular de Monique Valéria de Miranda Costa e que foram tiradas momentos antes de sua morte, segundo a Polícia Civil
Polícia ouve soldados sobre morte de jovem em quartel
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Três soldados prestam depoimento na tarde desta sexta-feira (12) sobre a morte de Monique Valéria de Miranda Costa, de 20 anos, atingida por um tiro de pistola 9 milímetros dentro de um quartel da FAB (Força Aérea Brasileira), no Recife, no domingo (7).

Os soldados estavam no local no momento do disparo e foram presos. Nesta quinta, obtiveram liberdade provisória da Justiça Militar.

A Aeronáutica informou que os soldados permanecerão afastados de qualquer serviço armado. O depoimento está marcado para as 14h no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) do Recife, no inquérito civil que apura as circunstâncias da morte.

Um inquérito policial militar também foi aberto para investigar se houve crime militar no fato de terem permitido a entrada das jovens no quartel.

Depoimentos
Nesta quinta, a polícia ouviu o depoimento dos pais de Monique. O depoimento começou por volta das 9h e terminou por volta de 12h, informou a assessoria da Polícia Civil.

Na quarta-feira (10), as jovens afirmaram que o objetivo dos soldados era alterar a cena do crime e forjar o socorro da vítima, simulando supostamente que a morte teria sido em outro local.

Os soldados teriam dito que arrumariam novas munições deflagradas para tentar burlar os exames periciais, segundo o delegado. "As duas jovens disseram que um dos militares falou que arrumaria nas novas munições para colocar na arma do crime", afirmou.

Os soldados e as duas mulheres serão indiciados por fraude processual. Leite afirmou ainda que o grupo já sabia que Monique estava morta quando retiraram o corpo dela do parque aeronáutico.

Arma do crime
Segundo ele, as armas foram periciadas por uma equipe da Polícia Federal. "Estamos esperando o laudo pericial para sabermos qual das armas foi usada no crime."

O delegado informou também que a arma do crime é uma das duas que aparecem nas fotografias divulgadas pela Polícia Civil. Nas imagens, as duas mulheres ostentam pistolas nas mãos. "Já sabemos que se tratam de uma das armas do crime."

Leite disse que os três militares e as duas mulheres responderão por fraude processual, mas que uma das mulheres e um dos militares responderão pelo homicídio. "O militar que cedeu a arma do crime para a mulher, que já nos confessou ter efetuado o disparo contra a vítima, vai responder por homicídio, assim como quem atirou. Posteriormente analisaremos se houve dolo eventual."

Polícia ouve soldados sobre morte de jovem em quartel no Recife
Monique Costa foi morta com tiro disparado de arma de soldado, diz polícia.
Justiça Militar concedeu liberdade provisória a três soldados nesta quinta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir