Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-08-2011

Marataízes promove campanha “Útero é Vida”
Diante dos altos índices de câncer de colo de útero e pela dificuldade da mulher da zona rural ter acesso constante às consultas de rotina. Diante desse fato, as Secretarias de Saúde e Educação, dedicaram um dia neste mês de agosto para proporcionar à ess
Marataízes promove campanha “Útero é Vida”
Foto: Gleice de Souza Campos

A Prefeitura Municipal de Marataízes através das Secretarias de Saúde e Educação, promoveu uma belíssima e necessária ação voltada para as mulheres do interior do município.

Foi um dia inteiro dedicado à saúde e a beleza, começando as 7h da manhã até as 16h, na Escola "Mônica de Aguiar", no último dia 06 (sábado).

O evento proporcionou exames preventivos, palestras sobre DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Problemas atuais da População Feminina, sendo: violência feminina, doméstica, cancêr de colo de útero e de mama e prostituição.

A Secretaria de Saúde promoveu ainda, abordagens informativas sobre o combate da dengue, além de aferir pressão e vacinar as crianças contra o sarampo e poliomelite, adiantando a campanha que aconteceu neste sábado (13).

A Secretaria de Educação entrou em campo cedendo a escola Mônica de Aguiar, onde aconteceu a ação durante todo o dia. Fez o transporte gratuito, disponibilizou a Biblioteca Itinerante cuidando do entretenimento da criança, com pintura facial e recreação, além do preparo do almoço servido pela equipe.

Foi uma ação integrada entre as secretarias muito elogiada pelas usuárias, que fizeram questão de registrar: "Tive vários casos na família de cancêr, perdi minha mãe e uma irmã. Não durmo no ponto e estou sempre me cuidando. Quero agradecer a prefeitura a oportunidade." diz Maria Marques Brandão, 77 anos, moradora do Timbó.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Com sede em Vitória, o orgão atende ao produtor e trabalhador rural, através do escritório em Itapemirim, anexo ao Sindicato Rural de Itapemirim e Marataízes.

O Senar atua como um agente de desenvolvimento para o meio rural, promovendo cursos, palestras e ações que sirvam de apoio para setor. "Esse evento realizado em Marataízes, foca a mulher do interior devido a distância e por não ter acesso, com maior frequência, a informações e exames como os oferecidos pela administração pública neste dia." diz Tereza Zaggo, coordenadora do Senar.

No total, a ação atendeu cerca de 84 mulheres, sendo que 65 realizaram o exame preventivo. No atendimento infantil, cerca de 50 crianças receberam a vacina contra poliomelite e sarampo, e 50 crianças puderam desfrutar do espaço de lazer e arte.





































Mais informações à imprensa, estamos à disposição:

Gleice de Souza Campos
Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • Email: [email protected]


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir