Categoria Educação  Noticia Atualizada em 17-08-2011

Universidade vai oferecer 60 vagas para Medicina no próximo
Alunos de Medicina vão usar estrutura dos outros cursos de saúde da Uneb, que conta com 40 laboratórios
Universidade vai oferecer 60 vagas para Medicina no próximo
Foto: www.correio24horas.com.br

Em 1808, logo após a chegada de Dom João VI ao Brasil, foi fundada a Escola de Cirurgia da Bahia, que viria a se tornar a atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na tarde de ontem - 203 anos depois - Salvador enfim ganhou o segundo curso de Medicina numa instituição pública, após aprovação do Conselho Superior Universitário (Consu) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A graduação será oferecida já em 2012, com 60 vagas.

"É uma grande alegria. Vamos agora trabalhar para formar médicos de qualidade que atendam no estado", afirmou o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim. "Formulamos um curso inovador, que já começa tendo um programa de residência", adiantou.

A implementação do curso de Medicina começou a ser discutida há cerca de seis anos, mas no ano passado uma comissão de professores foi formada para moldar o curso de modo a integrá-lo às outras cinco carreiras do Departamento de Ciências da Vida da universidade.

Desse modo, os futuros médicos que se formarão na Uneb entram na universidade com a estrutura pronta: salas de aula, 40 laboratórios e um posto médico. O hospital escola será o Roberto Santos - já utilizado pela instituição - e um novo prédio para abrigar mais salas de aula está em fase de planejamento. De acordo com Valentim, os próximos concursos da Uneb já terão vagas abertas para professores do curso de Medicina.

Mais chance Depois de tentar o vestibular para Medicina por três anos, Marcelo Teixeira, 20 anos, continua fazendo cursinho e gostou de saber que teria mais um lugar onde tentar alcançar o sonho. "Desde o início do ano, os professores comentam essa possibilidade. É bom saber que vou ter uma chance a mais". A amiga Raissa Menezes, 18 anos, vai tentar o vestibular pela segunda vez mas, ao contrário de Marcelo, ainda não sabe se vai se inscrever na Uneb. "É a primeira turma, tenho um pouco de medo. Mas sei que a concorrência vai ser alta. É Medicina!", disse.

É o que espera também o diretor do Departamento de Ciências da Vida da Uneb, Atson Fernandes. "Estamos prevendo a inscrição de cerca de 15 mil alunos para o próximo vestibular. Inicialmente foi cogitado disponibilizar 160 vagas, mas reduzimos a oferta por uma questão de responsabilidade", explicou.

Opções
Também na tarde de ontem, a implementação de outros três cursos foi aprovada pelo Consu já para o vestibular 2012. Agora, a Uneb vai oferecer também Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais em Salvador, Direito em Brumado e Engenharia de Pesca em Xique-Xique.

"A Uneb demonstra que está inserida no contexto das grandes discussões da sociedade. Uma universidade pública não pode deixar de formar profissionais capacitados para discutir essas questões", ressaltou o diretor do departamento de Educação, Antônio Amorim, sobre implementação do curso de Ciências Sociais.

De acordo com os professores responsáveis pela defesa dos novos cursos frente ao Consu, cada nova carreira aprovada no interior do estado supre diretamente as necessidades das respectivas regiões onde os cursos serão oferecidos.

"Xique-Xique tem a maior bacia pesqueira do rio São Francisco. Esse curso vai ajudar a melhorar a qualidade do pescado oferecido e do trabalho na região", afirmou João Rocha, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias na cidade.

Bahia ganhará duas federais, no Sul e Oeste
Em cerimônia marcada para hoje em Brasília, está previsto que a presidente Dilma Rousseff anuncie que a Bahia receberá mais duas universidade federais, além de nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). A ação faz parte do projeto de expansão da rede federal de educação superior e profissional e tecnológica. Uma das novas instituições, a Universidade Federal do Sul da Bahia terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Já a Federal do Oeste da Bahia terá sedes em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luis Eduardo Magalhães. Os novos Ifets ficarão em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.

Além disso, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana. O governo federal também confirmou que vai criar a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), com sede na Bahia. Na semana passada, Senhor do Bonfim já havia recebido um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir