Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2011

Veado que driblou bombeiros na BA não pertence ao Zoo
Animal foi encontrado por populares na manhã desta quinta-feira (17). Coordenador diz que o animal não pertence oficialmente à fauna do parque.
Veado que driblou bombeiros na BA não pertence ao Zoo
Foto: g1

O veado encontrado por moradores no bairro de Ondina, na manhã desta quinta-feira (18), em Salvador, retornou à área de mata onde vive no entorno das jaulas do zoológico da capital baiana. Segundo o coordernador do Zoológico, Gerson Norberto, o animal não pertence oficialmente à fauna do parque, apesar de viver dentro do perímetro do zoológico.

"Há animais, como grupos de veados e macacos, que vivem nas áreas compreendidas entre o local das jaulas e os muros que delimitam o espaço do parque", disse.

O coordenador afirma ainda que o animal conseguiu sair da área onde vive porque um dos muros da instituição caiu na madrugada desta quinta-feira. "Acreditamos que provavelmente por conta das chuvas dos últimos dias, o muro tenha caído, facilitando a saída do animal", pontuou o coordenador.

O veado, que mais tarde foi detectado como sendo uma fêmea jovem, com aproximadamente um metro de altura, retornou ao seu habitat espontaneamente por volta das 9h desta quinta. Os bombeiros foram acionados e tentaram capturar, sem sucesso, o animal.

Norberto informou que animais como o veado que apareceu nas ruas de Salvador nesta quinta recebem cuidados básicos dos especialistas da instituição, mas eles não são catalogados como aqueles mantidos em cativeiro. O coordenador acrescentou que as obras de recuperação do muro serão concluídas até a próxima semana.

Passeio pelo bairro
O animal apareceu nas ruas do bairro de Ondina e procurou abrigo embaixo da marquise de um edifício residencial, onde ficou até ser encontrado e perseguido por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que não precisou capturá-lo porque o animal retornou sozinho à área onde vive. A situação inusitada chamou a atenção de moradores e curiosos que acompanharam a tentativa de remoção.

O Zoológico de Salvador foi criado em 1958, com o nome de Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em uma área verde de aproximadamente 250 mil metros quadrados. Hoje, a instituição tem cerca de 1.225 animais, distribuídos em 86 espécies de aves, 38 espécies de mamíferos e 28 espécies de répteis.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir