Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Santos e Kirchner convocam América Latina a enfrentar crise
Esta é a primeira vez em dez anos que um presidente colombiano visita a Argentina
Santos e Kirchner convocam América Latina a enfrentar crise
Foto: AFP, Daniel Garcia

BUENOS AIRES, Argentina — Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, convocaram nesta quinta-feira em Buenos Aires os países da América Latina a enfrentar de maneira conjunta a crise financeira mundial.

"Separados somos vulneráveis, mas unidos seremos uma verdadeira potência", disse Santos durante um almoço com Cristina Kirchner no Museu do Bicentenário, na Casa Rosada (governo), após a assinatura de acordos bilaterais e de uma reunião privada e outra com as comitivas.

O presidente colombiano, que impulsionou medidas para blindar a região das turbulências financeiras em uma recente reunião da União Sul-Americana de Nações (Unasul) em Lima, admitiu que a crise impactará na América Latina e pediu a aplicação de mecanismos conjuntos "para que afete o mínimo possível" a região.

A respeito disso, Santos se pronunciou a favor de "criar barreiras e amortecedores contra o furacão" da crise.

Na mesma sintonia, Kirchner considerou que a queda dos mercados e as turbulências financeiras e econômicas na Europa e nos Estados Unidos "podem ser uma magnífica oportunidade para a região".

"Temos vantagem porque temos o que os países em crise não têm: água, energia e recursos naturais", disse a presidente argentina durante seu discurso.

Os dois presidentes também ressaltaram que a visita de Santos à Argentina, a primeira de um presidente colombiano em dez anos, significou o "relançamento das relações bilaterais".

Os ministros da Economia da Unasul, formada por 12 países da América do Sul, decidiram na sexta-feira na capital argentina fortalecer seu comércio, coordenar as reservas monetárias e privilegiar o uso das moedas da região para enfrentar a crise internacional.

Santos e Kirchner convocam América Latina a enfrentar crise em conjunto


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir