Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Dois guardas egípcios morrem em ataque israelense na fronteira
Artilharia antimísseis ("flares") disparada pelo Exército de Israel é vista sobre a vila de Elot, perto de Eliat, nesta quinta (18)
Dois guardas egípcios morrem em ataque israelense na fronteira
Foto: Reuters

Dois integrantes da Central de Segurança do Egito foram mortos durante um ataque israelense a militantes na fronteira entre Israel e Egito, disse à Reuters uma autoridade do Exército egípcio nesta quinta-feira (18). Um militar do Exército também estaria entre os mortos, de acordo com informações posteriores da mesma fonte.

O militar afirmou que os três foram mortos quando forças israelenses perseguiam militantes ao longo da fronteira.

"Um avião israelense estava perseguindo militantes infiltrados na fronteira entre Taba e Eliat, e um oficial da Central de Segurança do Egito e um homem da Central de Segurança foram pegos na linha de fogo", disse a autoridade do Exército.

Outros três integrantes da segurança ficaram feridos no tiroteio, e estavam sendo levados a um hospital na cidade de el-Arish, no Sinai do Norte, segundo uma fonte de segurança no Sinai do Sul.

O Sinai é um grande deserto entre Egito e Israel, que selaram um acordo de paz histórico em 1979 após lutarem em duas guerras em menos de uma década.

As mortes ocorrem depois que ataques contra um ônibus e um veículo militar israelenses deixaram sete mortos, segundo informou a rádio militar na manhã desta quinta-feira (18). Posteriormente, o governo de Israel anunciou que responderia de maneira enérgica e determinada aos ataques.

Um tiroteio posterior ao ataque deixou outros sete mortos, que segundo os militares, eram criminosos.

Sete israelenses, duas mulheres e cinco homens perderam a vida, e 25 ficaram feridos nos ataques perto do balneário de Eilat (sul), atribuídos por Israel a ativistas palestinos de Gaza. Além disso, sete supostos agressores foram mortos em um tiroteio com as forças de segurança israelenses após os ataques.

"A fonte dos atos terroristas é Gaza e atuaremos contra eles com toda nossa energia e determinação", afirmou o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, em um comunicado após os ataques de mais cedo.

De acordo com o ministro, "o controle do Egito perdeu força na península do Sinai e sobre as ações terroristas que estão se ampliando".

O movimento islamita palestino Hamas, no poder na Faixa de Gaza, negou estar envolvido nos ataques perto de Eilat.

Dois guardas egípcios morrem em ataque israelense na fronteira
Militar também estaria entre mortos; autoridade do Exército egípcio confirma.
Mortes ocorreram enquanto forças israelenses perseguiam militantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir