Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Atirador da Noruega vai a tribunal pela segunda vez
Audiência com Anders Breivik, que matou 77, será fechada ao público. Familiares de vítimas vão à ilha de Utoeya, que foi palco de massacre.
Atirador da Noruega vai a tribunal pela segunda vez
Foto: g1

O norueguês responsável por um massacre no mês passado fará sua segunda aparição no tribunal nesta sexta-feira (19), num momento em que os parentes das 69 vítimas se reúnem na ilha onde elas foram mortos a tiros.

Anders Behrin Breivik admitiu ter matado 77 pessoas no mês passado, inclusive oito em um ataque a bomba no centro de Oslo.

A audiência desta sexta-feira no tribunal em Oslo, sobre as condições de detenção de Breivik, será fechada para o público, atendendo a pedido dos investigadores da polícia. Eles dizem querer evitar que Breivik se comunique com potenciais cúmplices. Por enquanto, a polícia diz acreditar que Breivik agiu sozinho.

A polícia pedirá a extensão das condições da prisão para poder manter Breivik em isolamento. O limite de quatro semanas para confinamento solitário termina na segunda-feira. A polícia afirma que as condições de isolamento estão ajudando os investigadores a descobrir exatamente o que aconteceu.

Homenagens e explicações
A cerca de 40 quilômetros do local, aproximadamente 500 parentes das vítimas devem se reunir na ilha de Utoeya para prestar homenagens e ouvir as explicações da polícia sobre exatamente onde e como foram mortos.

"Mostraremos a eles exatamente onde as pessoas foram encontradas e daremos detalhes da investigação forense", disse Ketil Haukaas, vice-diretor do Serviço Nacional de Investigação da Noruega.

Desde os ataques, a polícia norueguesa tem sido criticada pela forma como respondeu ao ataque. Parentes das vítimas e informações na mídia indicam que a resposta da polícia pode ter sido muito lenta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir