Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Ataque contra British Council no Afeganistão deixa mortos
Duas fortes explosões atingiram prédio da agência cultural britânica. Pelo menos 9 pessoas morreram; Talibã reivindicou ataque.
Ataque contra British Council no Afeganistão deixa mortos
Foto: g1

A morte de um soldado de uma força de segurança estrangeira elevou para 9 o número de mortos no ataque do Talibã contra o British Council na capital do Afeganistão, Cabul, disseram investigadores nesta sexta-feira (19).

Mohammar Zahir, chefe de investigações criminais da polícia de Cabul, disse não conseguiu ser possível ainda confirmar a nacionalidade do soldado estrangeiro. Oito soldados afegãos morreram no ataque, que deixou vários feridos.

O prédio foi atingido por duas violentas explosões às 05h45 locais. Segundo a polícia local, ainda há confrontos entre policiais e um grupo agressor na região do imóvel.

O ataque foi confirmado por um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da Otan, major Jason Waggoner.

Talibã
O Talibã reivindicou o atentado suicida. O porta-voz Zabidula Mujahid confirmou que o objetivo do ataque era o consulado britânico e um anexo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mujahid disse ainda que os talibãs mantêm intensos combates com a polícia afegã. "Hoje (sexta) é o aniversário de nossa independência, obtida dos britânicos há 92 anos. O ataque é para lembrar este dia", afirmou o porta-voz.

Nesta sexta-feira se comemora o aniversário da independência do Afeganistão, obtida em 1919.

O porta-voz da Missão da ONU no Afeganistão (Unama), Dan McNorton, desmentiu que qualquer prédio da ONU esteja sob ataque.

A embaixada britânica em Cabul não comentou o incidente.

(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir