Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Para participar de rodeio de Barretos, touros são cercados de mordomias
Animais fazem exercícios, natação e têm alimentação balanceada. Festa do Peão de Boiadeiro teve início nesta quinta.
Para participar de rodeio de Barretos, touros são cercados de mordomias
Foto: g1

Os touros que participam da 56ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que teve início na noite desta quinta-feira (18) na cidade paulista, têm vida cheia de regalias que a maioria dos animais nunca experimentará. Entre as "mordomias" a que são submetidos estão sessões de natação, corrida e alimentação balanceada.

O treino dos bichos começa cedo. "Quando eles têm 2 anos, são testados para ver se são bons puladores ou não", diz o tropeiro Thiago Mega, de 23 anos. Essa característica independe da agressividade do animal. "Muitos dos touros usados no rodeio são bem mansos. Ele pular ou não é de nascença."

Quando o proprietário do animal verifica que ele é saltador, o separa do restante do rebanho e começa a treiná-lo junto dos outros bichos usados em rodeios. Além de receber uma alimentação mais balanceada, ele é levado para represas ou lagos para nadar e para corredores forrados de areia para correr. O objetivo dos exercícios é aumentar seu fôlego e sua resistência física. Quando o bicho chega aos 4 anos, passa a frequentar os rodeios.

Os exercícios ficam restritos às fazendas onde os touros são treinados. Quando chegam ao palco do rodeio – no caso de Barretos, no Parque do Peão –, eles desfrutam de sombra, água e comida apenas.

Nível dos atletas
A natação e as corridas passaram a ser aplicadas aos animais por conta do alto nível dos atletas que competem nos rodeios. "Antigamente, quem montava não estava preparado. Agora, os peões têm personal trainer, fazem uma dieta balanceada, treinam bastante. Se os animais não passassem por algo semelhante, não aguentariam", diz o médico veterinário Tenório Vasconcelos, especializado em animais de grande porte.

Outra vantagem para o touro de rodeio é a longevidade. Os puladores têm vida média de 15 a 20 anos, enquanto os outros bois são aproveitados pela carne e são abatidos aos 4 anos, geralmente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir