Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-08-2011

Trípoli teve 1.300 mortos em 24 horas, diz porta voz
Rebeldes invadiram a capital líbia em cerco ao ditador Muammar Kadhafi. Um filho de Kadhafi teria sido capturado pelos rebeldes, diz TV.
Trípoli teve 1.300 mortos em 24 horas, diz porta voz
Foto: g1

O porta-voz do regime líbio afirmou na noite deste domingo (21) que 1.300 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas em Trípoli, classificando os combates entre rebeldes e forças do governo de "verdadeira tragédia".

"Em 24 horas, 1.300 pessoas foram mortas em Trípoli", disse Moussa Ibrahim, durante uma entrevista coletiva à imprensa, indicando que "seu regime permanece forte e que milhares de voluntários e soldados estão preparados para lutar".

Os rebeldes controlam vários bairros da capital, onde violentos confrontos estavam sendo travados à noite.

Sequestro
Em entrevista à televisão Al Jazeera neste domingo (21), o líder do Conselho Nacional de Transição, Mustapha Abd El Jalil, grupo que apoia a invasão rebelde à capital da Líbiax, afirmou que Saif Al-Islam, um dos filhos do ditador Muammar Kadhafi, foi capturado.

"Nós demos instruções para tratá-lo bem, na intenção de que ele possa ser julgado depois", afirmou Jalil em entrevista.

Segundo a TV Al-Arabia, o Conselho Nacional de Transição do governo da Líbia afirmou que a guarda presidencial de Muammar Kadhafi se rendeu às forças rebeldes, que tinham adentrado a capital Trípoli no mesmo dia.

Negociações
Um porta-voz do governo líbio disse em entrevista à televisão estatal que Kadhafi estaria pronto para negociações imediatas com os rebeldes que procuram derrubá-lo e pediu que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) convencesse as forças rebeldes a não atacar mais Trípoli. Segundo Moussa Ibrahim, ministro da informação de Kadhafi, ao menos 1.300 pessoas foram mortas em combates na capital da líbia.

"Falsos"
Moussa Ibrahim, porta voz do regime de Kadhafi, falou em entrevista ao vivo à CNN às 17h50 que os relatos são falsos e que as forças governamentais ainda mantêm as posições no combate contra os rebeldes. Minutos antes, a TV "Al-Arabiya" reportava a rendição da guarda presidencial, citando o conselho de transição.

Muammar Kadhafi afirmou neste domingo, em meio à aproximação das forças rebeldes, que ficará em Trípoli "até o fim". Em um pronunciamento de áudio transmitido pela TV estatal, Kadhafi pediu que seus apoiadores em todo o país ajudem a liberar a capital da ofensiva rebelde, e afirmou que sairá vitorioso da batalha.

Os grupos rebeldes se aproximam de Trípoli neste final de semana, e já teriam tomado o controle de um quartel às portas da capital do país. Um grupo de 200 rebeldes teriam chegado à cidade neste domingo em barcos, vindos da cidade de Misrata.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir